PCP leva à Assembleia da República luta contra a privatização do Metro e da Carris
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- Criado em 28-01-2015
O PCP apresentou na Assembleia da República duas propostas para chumbar os decretos-lei do Governo que, alterando o estatuto jurídico de Carris e Metro de Lisboa, se destinam a facilitar a subconcessão destas empresas ao capital. Na mesma ocasião, o PS apresentou meras propostas de alteração aos decretos, que mantêm o mais grave da proposta do governo (a criação da possibilidade juridica de subconcessionar a actividade das empresas) e ainda esquecem a realidade metropolitana destas duas empresas estratégicas. No debate da especialidade o PCP sublinhará a importância de chumbar - totalmente - as iniciativas do Governo.
Ler intervenção do PCP na Apresentação das propostas do PCP
Travar, em todas as frentes, a luta contra a privatização da Carris e do Metro
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- Criado em 18-12-2014
O PCP apresentou na reunião da Câmara Municipal de Lisboa desta quarta-feira uma moção visando uma tomada de posição activa do município contra os decretos-lei 174/2014 e 175/2014 que se destinam a facilitar a privatização do Metro e da Carris. A moção foi aprovada com o voto contra do PSD e do CDS.
PCP propõe chumbos dos Decretos-Lei que visam subconcessionar o Metro e a Carris
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- Criado em 16-12-2014
O Grupo Parlamentar do PCP decidiu chamar à Apreciação Parlamentar os Decretos-Lei que o Governo fez publicar a 5 de Dezembro e se destinam a agilizar o processo de entrega destas empresas à exploração capitalista. Nestes textos o PCP aponta as verdadeiras razões da opção do governo pela subconcessão a privados que esta legislação possibilita e alerta para a tentativa de retirar direitos à CM Lisboa.
PCP ouve ORT's da Carris e do Metro sobre o processo de privatização em curso
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- Criado em 12-12-2014
O Vereador do PCP na CM Lisboa, João Ferreira, reuniu hoje com ORT's da Carris e do Metropolitano de Lisboa (estiveram presentes a CT da Carris e do Metro, o STRUP/CGTP-IN, o STTM, o SENSIQ e o SERS). A reuniu permitiu apresentar de viva voz as posições que o PCP tem defendido na autarquia de Lisboa, ouvir as opiniões e posições das ORT's presentes e deixar um apelo e um compromisso do PCP: da necessidade de fazer convergir na luta contra a privatização destas empresas as forças suficientes para travar o actual processo de subconcessão - os trabalhadores da Carris e do Metro e as suas ORT's, os utentes, as populações e as autarquias da Área Metropolitana de Lisboa.
Comunicado aos Trabalhadores do Metro e da Carris sobre o processo de privatização das duas Empresas
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- Criado em 20-11-2014
O Sector dos Transportes está a distribuir aos trabalhadores do Metro e da Carris um comunicado onde, essencialmente, se faz um ponto da situação sobre o processo de privatização. Aí se alerta para o facto do Governo ter decidido avançar com o processo de concurso público para a privatização e das negociações com a CML terem terminado, se esclarece que foi esse terminus que motivou a proposta levada à CML pelo PS no dia 13 e 20 de Novembro, e se apresentam as razões do PCP para ter votado contra essa mesma proposta. No Comunicado o PCP sublinha a necessidade de dar prioridade à luta contra o processo de privatização lançado, uma luta onde podem convergir trabalhadores, utentes e autarquias, que juntos têm força para derrotar esta tentativado Governo.
PCP avança com iniciativa na Assembleia da República para travar a fusão e privatização do Metro, da Carris, da Transtejo e da Soflusa
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- Criado em 05-11-2014
Face à publicação do Decreto-lei que aponta para a fusão das Administrações das empresas de transportes de Lisboa, o PCP decidiu chamá-lo à apreciação parlamentar com o objetivo de revogar o actual processo de fusão do Metro com a Carris e impedir o seu alargamento à Transtejo e à Soflusa. Em Nota de Imprensa das Direcções Regionais de Lisboa e Setúbal, o PCP recorda as desastrosas consequências do processo em curso - principalmente para utentes e trabalhadores - e dos verdadeiros objectivos e perigos deste caminho de privatização dos transportes públicos.
Ler Nota de Imprensa em PDF
Ler pedido de Apreciação Parlamentar em PDF
Ler Projecto-Lei de revogação do DL 98/2012
Novos contratos para a PPP na STCP e MP enviam mais de mil milhões para o privado
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- Criado em 24-10-2014
O Governo realizou, a mando dos capitalistas do sector, uma revisão do Contrato para a Subconcessão do Metro do Porto e dos STCP. Uma situação escandalosa esta, a de se alterar os concursos ao sabor das ordens dos capitalistas, mas agravada pela opacidade com que o Governo tenta disfarçar este processo, multiplicando-se em conferências de imprensa mas recusando aos deputados o acesso aos documentos oficiais. O PCP requereu, novamente, o envio dos documentos do concurso.
Fectrans e Comissões de Utentes juntos em plenário no Camões: unidade e luta contra as privatizações!
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- Criado em 16-10-2014
Realizou-se hoje uma concentração de dirigentes e delegados sindicais da FECTRANS, no Largo Camões, contra a privatização dos transportes públicos e contra o ataque aos direitos dos trabalhadores do sector. Em representação do MUSP, Cecília Sales interveio sublinhando a importância para os utentes da luta por uma política de defesa do transporte público de qualidade, e da acção convergente com as ORT's, cujos interesses são convergentes com os dos utentes.
Contra o roubo dos complementos de reforma: a luta continua!
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- Criado em 10-10-2014
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O PCP, através do seu Secretário-Geral, confrontou hoje o primeiro-ministro com o roubo dos complementos de reforma dos trabalhadores das Empresas Públicas, nomeadamente do Metro e da Carris, exigindo que essa medida injusta seja imediatamente revertida no Orçamento de Estado para 2015. |
Contra as Mentiras do Governo, Trabalhadores promovem Informação aos Utentes dos Transportes
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- Criado em 10-10-2014
As Organizações Representativas dos Trabalhadores dos Transportes distribuíram esta quinta-feira um importante comunicado aos utentes dos transportes públicos onde desmascaram as mentiras do Governo, e demonstram como o que se prepara é um novo conjunto de PPP's, que implicarão mais custos para os utentes, mais custos para o Estado e pior serviço público. Tudo para permitir o lucro de meia dúzia de capitalistas.