Não à precariedade dos Psicólogos na Linha Saúde24

precariedade psicologos Saude24 1O Sector Intelectual de Lisboa do PCP condena mais um recrutamento de psicólogos a integrar Linha Saúde24 em regime de total precariedade. Esta integração é consequência directa da opção do Governo na concessão deste serviço a um operador privado, ao invés de assumir directamente a sua gestão. A situação, que não é nova, é grave não apenas pelo que ela significa de precarização dos vínculos de trabalho destes trabalhadores, mas também pelo envolvimento do Governo em parceria com a Ordem dos Psicólogos em todo este processo.

Os efeitos que a precariedade tem nos trabalhadores, em particular na sua saúde mental, são evidentes e bem conhecidos, nomeadamente pela própria Ordem.

Ler comunicado completo AQUI!

Direito à Esquerda completa um ano de existência

direito-a-esquerda-13-JUL2021 page-0001Em Julho de 2021 cumpre-se o primeiro ano de publicação do direito à esquerda.

Para assinalar esta data, para além da distribuição em suporte electrónico, o presente número do Boletim é também objecto de uma distribuição em papel. Partilhamos ainda o código QR de acesso a todos os anteriores números do direito à esquerda.
Neste Boletim começamos por abordar um tema da maior actualidade: o resultado do recente referendo sobre o futuro da CPAS organizado pela Ordem dos Advogados.
O segundo texto diz respeito a uma matéria da maior relevância, o direito de acesso ao Direito.

 

Ler boletim completo AQUI!

Primeiro número do Direito à Esquerda

DIREITO A ESQUERDA 01NÚMERO UM. Em plenas férias judiciais, damos continuidade à publicação do DIREITO À ESQUEЯDA. Com a reflexão a que o calendário convida, apresentamos um texto sobre o Teletrabalho e a actividade dos advogados. Deixamos ainda uma nota sobre o tratamento do sector da Justiça na chamada Visão Estratégica para o Plano de Recuperação Económica e Social apresentada pelo Governo em finais do mês de Julho. Voltamos em Setembro, em defesa de um DIREITO À ESQUEЯDA!

Ler aqui boletim completo!

Já se encontra em distribuição o nº 12 da publicação Direito à Esquerda

direito-a-esquerda-12-JUN2021 page-0001Tem agora consigo o número doze do Direito à Esquerda, o Boletim do Subsector dos Advogados e Juristas do SI da DORL do PCP.
Aproveitamos ainda a oportunidade para divulgar a sessão pública que terá lugar no dia 2 de Junho, quarta-feira, pelas 18h30 no Centro de Trabalho Vitória (Av. da Liberdade, 170). A entrada é livre, estando apenas sujeita à lotação da sala. Trata-se de uma mesa redonda com o seguinte mote: «45 Anos em Defesa da Constituição - Por Uma Constituição na Vida das Pessoas».
Neste contexto, teremos uma conversa com três gerações de juristas, a saber, Rui Santos, advogado desde 1980, Ana Luísa Lourenço, advogada desde 2005 e Ana Reis da Silva, advogada desde 2016, para além do testemunho do Dr. Levy Baptista (Deputado à Assembleia Constituinte). Pode obter mais informações sobre este evento através do endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..">Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Com os melhores cumprimentos, Direito à Esquerda!

Ler comunicado completo AQUI!

 

Número 7 do Direito à esquerda

DIREITO A ESQUERDA 07Já se encontra disponível o número 7 do "Direito à Esquerda".

Podes ler a publicação completa AQUI!

Já se encontra em distribuição o nº 11 da publicação Direito à Esquerda

DIREITO A ESQUERDA 11O número 11 do "Direito à Esquerda" já está em distribuição. Neste número onze do DIREITO À ESQUEЯDA damos atenção a dois temas da política de Justiça. Relembrando que o PCP tem vindo a propor a criminalização do enriquecimento injustificado desde Fevereiro de 2007, aqui damos notícia de uma das mais recentes propostas apresentadas no Parlamento para o combate à corrupção e à criminalidade económico-financeira. Mais de um ano após o início da pandemia, contrariando alarmismos populistas, cumpre também fazer um breve balanço da aplicação do regime excecional de execução de penas. Finalmente, é com tristeza que este DIREITO À ESQUEЯDA inclui uma nota respeitante ao falecimento de Roland Weyl, advogado democrata francês, falecido no passado dia 20 de Abril.

Lê o boletim completo AQUI!

Já se encontra em distribuição o nº 10 da publicação Direito à Esquerda

DIREITO A ESQUERDA 10NÚMERO DEZ. Que o quarto mês do ano é o mês de Abril é um truísmo. Que devemos afirmar Abril é um projecto! Este número do nosso Boletim é distribuído no mês em que se comemoram os 45 anos da Constituição da República. Documento que, como poucos, transportam o projecto de Abril. Razão de sobra para assinalar esta importante data. Mas antes, a abrir, abordamos a assembleia geral da Ordem do Advogados do passado dia 26 de Março. Voltamos no próximo número, enquanto nos mantemos em defesa de um DIREITO À ESQUEЯDA!

Ler comunicado completo AQUI!

Já se encontra em distribuição o nº 9 da publicação Direito à Esquerda

DIREITO A ESQUERDA 09O número 9 da publicação Direito à Esquerda já se encontra em distribuição. 

Neste número assinala-se o Centenário do PCP, a divulgação das propostas do PCP para a área da justiça, assim como, uma nota de solidariedade para com a luta das mulheres da Polónia e da Eslováquia contra o ataque aos seus direitos.

Em Abril voltaremos no mês em que se assinalam os 45 anos da Constituição da República.

Ler boletim completo AQUI!

Já se encontra em distribuição o nº 8 da publicação Direito à Esquerda

DIREITO A ESQUERDA 08

 

Abrimos o presente número do nosso Boletim dando atenção aos efeitos da continuação do estado de emergência no sector da Justiça. O que obriga a reflectirmos sobre a protecção social dos advogados, solicitadores e agentes de execução.
De seguida, chamamos a atenção para o projecto de lei recentemente apresentado no Parlamento e que procura regular as relações de trabalho no exercício profissional da advocacia.
A fechar, após dois números centrados nas Eleições Presidenciais, este Boletim não poderia deixar de apresentar uma breve reflexão sobre os resultados das mesmas.

Ler AQUI publicação completa

Edição Extra do "Direito à Esquerda"

DIREITO A ESQUERDA 06 - EXTRA
A publicação deste Número Extra do DIREITO À ESQUEЯDA justifica-se para dar notícia da Sessão promovida pela candidatura de João Ferreira às eleições presidenciais dedicada ao tema “Defender a Justiça - Cumprir e Fazer Cumprir a Constituição”. A acção em causa teve lugar na manhã do dia 19 de Dezembro, na Biblioteca do Palácio Galveias, ao Campo Pequeno.
Tratou-se de uma iniciativa integralmente dedicada ao Sector da Justiça, pelo que, para além da intervenção de João Ferreira 

e das participações de alguns dos presentes na assistência, tomaram a palavra os apoiantes da Candidatura Dr. João Correia, Dra. Ana Luísa Lourenço e Dr. Rui Santos. Figuras destacadas no Sector da Justiça que nos deixam os testemunhos abaixo e que, a par de tantos outros que se evidenciam nas suas profissões e áreas de actuação, apoiam uma candidatura que se dirige a todos e a cada um, independentemente das escolhas eleitorais que fizeram no passado.

Ler publicação completa AQUI!



Subcategorias