Comunicado - Suplemento de Insalubridade, Penosidade e Risco

AOS TRABALHADORES DO MUNICÍPIO

FOI CHUMBADA NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA A PROPOSTA DO PCP PARA ATRIBUIÇÃO DO SUPLEMENTO DE INSALUBRIDADE, PENOSIDADE E RISCO, COM OS VOTOS CONTRA DO PS E ABSTENÇÃO DO PSD, CDS E IL

Quando era possível traduzir em real compensação, o sacrifício e o esforço dos trabalhadores da administração local, que estão sempre na “linha da frente” e que a situação epidemiológica – COVID19, veio dar ainda mais visibilidade, PS, Governo, PSD, CDS e IL, negaram o direito à compensação por trabalho em condições de penosidade e risco.

Não é com palminhas à janela que os trabalhadores vêm recompensados os seus esforços e sacrifícios!

O PCP, na sequência da apresentação na Assembleia da República de uma Petição promovida pelo STAL, subscrita por mais de 15 mil trabalhadores, apresentou os Projectos de Lei (228 e 229/XIV/1.ª) que visavam consagrar o direito ao suplemento e que previam:

Suplemento à retribuição:

• a) 25%, quando determinado alto risco, penosidade ou insalubridade;
  • b) 20%, quando determinado médio risco, penosidade ou insalubridade;
  • c) 15%, quando determinado baixo risco, penosidade ou insalubridade.

Redução do horário semanal de trabalho:

• i) 4 horas, nos casos de alto risco, penosidade ou insalubridade;
  • ii) 2 horas, nos casos de médio risco, penosidade ou insalubridade;
  • iii) 1 hora, nos casos de baixo risco, penosidade ou insalubridade.

Dias suplementares de férias, até ao máximo de cinco dias úteis.

Benefícios para efeitos de aposentação, nos seguintes termos:

• i) Acréscimo de tempo de serviço equivalente a 25% para efeitos de aposentação;
  • ii) Antecipação de limites de idade equivalente a 25% para efeitos de aposentação.

No dia 23 de julho, depois do “faz de conta” o PS, não só não apresentou qualquer projecto, como ainda inviabilizou a proposta do PCP, apoiado pelo “parecer bem para a fotografia” do PSD, CDS e IL.

O direito ao trabalho em condições socialmente dignificantes, facilitadoras da realização pessoal e conciliadoras da vida profissional com a vida familiar, são direitos fundamentais dos trabalhadores consagrados na Constituição da República Portuguesa.

O Suplemento de Insalubridade, Penosidade e Risco não é um privilégio, mas sim uma compensação decorrente da execução de atividades/tarefas em condições penosas, insalubres e de risco, mesmo que se encontrem reunidas as obrigatórias condições de segurança para o desempenho do trabalho.

Na anterior legislatura, o PCP apresentou o Projecto Lei 1193 na 4ª sessão legislativa que caducou sem ser discutido e Projecto Lei 561 na 2ª sessão legislativa que foi rejeitado com os votos contra do PS e PSD e com a abstenção do CDS e de 18 deputados do PS.

No âmbito do Orçamento Estado/2020, proposta 545C - esta proposta foi rejeitada com os votos contra do PS, PSD, CDS e IL.

Não desistimos! Os trabalhadores podem contar sempre com o PCP!

A luta continua!

Ler Comunicado (PDF)

Alma Rivera em Loures

Alma Rivera, 2ª Candidata à Assembleia da República pelo Círculo de Lisboa, esteve no passado dia 13 de Julho no Concelho de Loures em várias ações de contactos com moradores e trabalhadores do Concelho.

Pela manhã as ações de contacto com a os moradores decorreram na Flamenga e Cidade Nova, Santo António dos Cavaleiros, onde a candidata pela CDU teve a oportunidade de destacar os avanços dados pela CDU nesta legislatura.

Pela tarde as ações decorreram em Frielas e Torres da Bela Vista, onde se destaca a visita ao Tempo de Shiva, a candidata acompanhada pelo Vereador da Câmara Municipal, Tiago Matias, teve a oportunidade ver o projeto para o Templo que irá ser construído ali e a sua importância para toda a comunidade hindu residente, tanto no Concelho de Loures, como nos Concelhos limítrofes.

Ao final da tarde após um Jantar-Convívio no Festival do Caracol Saloio a candidata visitou ainda a Festa do Associativismo de Loures.

Europeias 2019 | Nós apoiamos a CDU

Eu apoio21

Para consultar os apoiantes CDU em Loures consultar aqui

Construir nº87 | Dezembro de 2018 | Por um Portugal com futuro

Construir-dezembro18-netEstá em distribuição o Construir nº 87, Boletim informativo da Célula do PCP no Município de Loures.

No número de Dezembro de 2018 o destaque vai para as propostas do PCP com uma Alternativa patriótica e de Esquerda por um Portugal com futuro.

Homenagem a Alfredo Diniz (Alex)

alex homenagem 2018A Comissão Concelhia de Loures do PCP, assinalou no passado dia 4 de Julho, os 73 anos do assassinato pela PIDE, na Estrada da Bemposta-Bucelas, de Alfredo Dinis, membro do Comité Central e da Comissão Política do Partido Comunista Português com uma Romagem, nesta localidade, ao seu Memorial.

Alfredo Dinis, assassinado, no dia de 4 de Julho de 1945, aos 28 anos de idade, foi um abnegado revolucionário e militante comunista, que dedicou o melhor da sua curta vida à luta dos trabalhadores e do povo português contra o fascismo e pela liberdade.

Operário metalúrgico, iniciou a sua atividade política e partidária contra a ditadura muito jovem. Foi membro da Federação das Juventudes Comunistas e pertenceu ao Socorro Vermelho Internacional. Como membro do PCP, foi responsável por importantes organizações na região de Lisboa, Ribatejo, Margem Sul do Tejo e Litoral Alentejano.

Preso pela PIDE em Agosto de 1938, “Alex” foi contudo um dos principais organizadores das grandes jornadas populares e grevistas que tiveram lugar em Novembro de 1942 e em Julho-Agosto de 1943, bem como das greves de 8 e 9 de Maio de 1944, greves que foram um marco importante na luta contra a ditadura fascista.

A Romagem ao memorial do Alex contou as presenças de Élio Matias, Presidente da Junta de Freguesia de Bucelas, de Jorge Dias, membro da Comissão de Freguesia de Bucelas e da Comissão Concelhia do PCP de Loures e de Armindo Miranda, membro da Comissão Política do Comité Central do PCP.

População do Prior Velho exige manutenção do balcão da CGD

priorvelho sessao-contra encerramento cgd 18062018A CDU, perante a ameaça da Administração da CGD de encerramento do balcão na Vila do Prior Velho, organizou uma Sessão Pública junto à dependência daquela instituição bancária no Prior Velho, que contou com a participação de Bernardino Soares, Presidente da Câmara Municipal de Loures e de outros eleitos da CDU na Câmara e Assembleia Municipal de Loures e na Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Sacavém e Prior Velho.
Os mais de centena e meia de populares que participaram, ontem, dia 18 de junho, na Sessão Pública e que assinaram o abaixo-assinado exigindo ao Primeiro-Ministro, António Costa e ao Ministro das Finanças, Mário Centeno, a continuidade do funcionamento do balcão da CGD no Prior Velho, confirmam a justeza desta luta e a sua continuação até que seja garantido a continuidade deste serviço público!
As assinaturas que estão a ser recolhidas junto da população e comerciantes do Prior Velho, serão entregues na Residência Oficial do Primeiro Ministro, em São Bento, no próximo dia 25 de junho, pelas 15 horas, durante uma concentração contra o encerramento dos balcões da Caixa Geral de Depósitos.
A CDU e os seus eleitos reafirmam a sua solidariedade com a luta da população do Prior Velho e o seu empenho, de em todos os órgãos, defenderem a manutenção do funcionamento dos balcões da Caixa Geral de Depósitos.

Contra o encerramento do balcão da Caixa Geral de Depósitos do Prior Velho

priorvelho-contra encerramento cxgeraldepositos netA Administração da Caixa Geral de Depósitos tenciona encerrar balcões em todo o país. Entre esses balcões tem a Administração da CGD a intenção de encerrar o balcão do Prior Velho!

No âmbito das várias acções em curso e em ponderação, visando a manutenção do balcão da Caixa Geral de Depósitos no Prior Velho, os eleitos da CDU na Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Sacavém e Prior Velho, na Assembleia Municipal e Câmara Municipal de Loures reúnem na próxima segunda-feira, dia 18 de Junho com a população do Prior Velho.

Esta reunião pública decorrerá a partir das 18h30, junto à dependência da Caixa Geral de Depósitos no Prior Velho e contará com a participação, entre outros eleitos, de Bernardino Soares, Presidente da Cãmara Municipal de Loures.

Segunda-feira, dia 18 de junho, pelas 18h30, em defesa da Caixa Geral de Depósitos no Prior Velho!

31 de Maio | Dia Nacional das Colectividades

Comunicdo Dia Nacional das Colectividades NETNo Concelho de Loures, o Movimento Associativo Popular tem uma expressiva dimensão numérica, com mais de 200 coletividades em atividade. É um espaço de participação e desempenha um insubstituível papel na democratização do acesso ao desporto, à cultura, na ocupação de tempos livres e na prevenção e coesão sociais, ou seja, na satisfação de importantes necessidades coletivas.

Ao assinalar o dia 31 de Maio, Dia Nacional das Colectividades, a CDU saúda todas as colectividades, os seus dirigentes, atletas e colaboradores e reafirma o seu empenho em, conjuntamente com as Associações, Clubes e Colectividades do Concelho de Loures, continuar e aprofundar as políticas de apoio e valorização do Movimento Associativo.

Consigo fazemos melhor!

campanha contacto maio 2018 netCAMPANHA DE CONTACTO COM A POPULAÇÃO

A CDU promove nos meses de Maio e Junho uma ampla campanha de contacto com a população do Concelho de Loures.
Nas muitas e diversificadas acções previstas – contactos de rua, sessões públicas, reuniões com associações, clubes, agentes económicos, etc. – estarão presentes eleitos municipais e das freguesias, assim como outros ativistas da CDU.
Pretendemos ouvir propostas e aspirações, conhecer, ainda melhor, as carências das freguesias e da população, encontrar as soluções que façam de cada um dos lugares do Concelho de Loures um local melhor para viver.
A CDU assume com energia os aliciantes desafios do futuro. Não nos desculpamos com as dificuldades. Ancorados numa estrita relação com a população, cumpriremos os nossos compromissos.
A prestação de contas do trabalho que fazemos nas autarquias é para a CDU um compromisso sério. No documento que iremos distribuir à população procuramos, de forma sucinta informar quanto ao trabalho realizado e em curso pelos eleitos no Município e nas freguesias.

A luta é o caminho!

Em comunicado a organização do PCP na freguesia de Santo António dos Cavaleiros expressa a sua solidariedade com as mais de 100 famílias que estão em vias de ser despejadas das suas habitações, à custa de uma lei injusta e que é claramente um ataque aos mais desfavorecidos. O direito à habitação destas famílias encontra-se assim colocado em causa por uma massiva operação de especulação imobiliária levada a cabo pela Fidelidade Seguros.

sac-comunicado-torres-fideliudade-abril2018A luta é o único caminho possível. É fundamental neste momento pressionar o governo PS para revogar esta gravosa lei.

É o direito à habitação de milhares de pessoas que está em causa, e é altura do PS se colocar do lado certo da questão.

Já chega de ver o PS na autarquia a dizer uma coisa, e outro PS na Assembleia da República a fazer outra completamente contrária.

O Partido Comunista Português mostra-se assim disponível para participar na luta com os inquilinos até que a lei seja revista e que se caminhe para um verdadeiro direito à habitação pelo que irá colocar novamente a discussão e votação na Assembleia da República a revogação desta lei e a aplicação de uma lei que proteja a parte mais fraca deste processo que são os arrendatários.

Jantar "Mulheres de Abril"

santa iria jantar mulheres abril 2018 netRealiza-se no próximo dia 11 de Abril - quarta-feira - pelas 20 horas, no Hotel "Vip", em Santa Iria de Azóia, o Jantar "Mulheres de Abril".

O jantar contará com as participações de Rita Rato, deputada do PCP na Assembleia da República e de Maria Eugénia Coelho, vereadora da CDU na Câmara Municipal de Loures.