Por mais e melhores transportes públicos

comunicadotransportesoliais202011Há muito tempo que os utentes de transportes públicos conhecem o inferno que é andar de Metro e Carris em hora de ponta.

Os tempos de espera são agora ainda maiores, ao que se junta a supressão de algumas carreiras e trajetos de circulação, bem como nos fins-de-semana e feriados.

Em tempo de pandemia esta situação é ainda mais grave, na Carris não é cumprida a obrigação de ocupação de apenas 2/3 da lotação, nem as medidas de distanciamento indicadas no metropolitano, tornando os transportes públicos num dos principais focos de contaminação.

Como se não bastasse, o Governo PS impôs a obrigatoriedade de utilização de máscaras nos transportes públicos, mas fazendo recair sobre os utentes essa responsabilidade e os custos.

É imperativo o investimento necessário nos transportes que permita que as pessoas não continuem a viajar atulhadas e evitar a aglomeração nas filas que se criam por causa dos controlos aos movimentos".

O PCP defende:

 - Que o Governo garanta a entrega gratuita de máscaras aos utentes de transportes públicos;
 - Que se reponham e reforcem os horários e carreiras da Carris;
 - Que se reforce no Metro o número de trabalhadores bem como o número de composições a circular;
 - Que não se concretize o projecto do PS de uma linha circular no Metro de Lisboa (que só serviria a especulação imobiliária) mas que se alargue a rede de Metro a Loures e à Zona Ocidental de Lisboa;