Olivais

Por mais e melhores transportes públicos

comunicadotransportesoliais202011Há muito tempo que os utentes de transportes públicos conhecem o inferno que é andar de Metro e Carris em hora de ponta.

Os tempos de espera são agora ainda maiores, ao que se junta a supressão de algumas carreiras e trajetos de circulação, bem como nos fins-de-semana e feriados.

Em tempo de pandemia esta situação é ainda mais grave, na Carris não é cumprida a obrigação de ocupação de apenas 2/3 da lotação, nem as medidas de distanciamento indicadas no metropolitano, tornando os transportes públicos num dos principais focos de contaminação.

Como se não bastasse, o Governo PS impôs a obrigatoriedade de utilização de máscaras nos transportes públicos, mas fazendo recair sobre os utentes essa responsabilidade e os custos.

É imperativo o investimento necessário nos transportes que permita que as pessoas não continuem a viajar atulhadas e evitar a aglomeração nas filas que se criam por causa dos controlos aos movimentos".

O PCP defende:

- Que o Governo garanta a entrega gratuita de máscaras aos utentes de transportes públicos;
 - Que se reponham e reforcem os horários e carreiras da Carris;
 - Que se reforce no Metro o número de trabalhadores bem como o número de composições a circular;
 - Que não se concretize o projecto do PS de uma linha circular no Metro de Lisboa (que só serviria a especulação imobiliária) mas que se alargue a rede de Metro a Loures e à Zona Ocidental de Lisboa;

Distribuição de documento

distr santospop2020Este ano não tivemos as festas dos santos populares em Lisboa.

Mas dissemos aos Olivalenses aquilo que os "santos" diriam se fossem reais.

Os comunistas nos Olivais fizeram a distribuição de um novo documento dirigido aos moradores da freguesia, divulgando as propostas dos comunistas sobre Habitação, Emprego e Transportes Públicos.

Não baixamos os braços, não nos calamos.

Mantemos a intervenção regular na freguesia dos Olivais, informando e mobilizando os Olivalenses.

Comissão de Freguesia dos Olivais

Obter o documento em pdf: https://bit.ly/2YTIgdZ

Debate das teses ao XXI Congresso do PCP

teses20200530A preparação das Teses a discutir no XXI Congresso do PCP devem contar com a participação de todos os militantes do Partido. Todas as opiniões e contribuições são indispensáveis para a mais ampla abordagem, conhecimento e decisão da posição do Partido nos mais variados temas da vida Nacional e Internacional.

Nos Olivais, em mais um plenário realizado no passado sábado dia 30 de Maio, continuamos a discussão, com o necessário cuidado devido à situação de crise na saúde.

É também desta forma que se constrói e desenvolve a mais ampla democracia interna, com a participação activa dos comunistas da freguesia.

Visita ao Jardim Maria de Lurdes Sá Teixeira

visitajardim20200229Em mais uma visita organizada na freguesia, militantes do PCP dos Olivais e eleitos municipais deslocaram-se no sábado passado, dia 29 de Fevereiro, ao Jardim Maria de Lurdes Sá Teixeira, na Rua Cidade da Beira para verem no local a situação do anunciado abate pela Junta de Freguesia de 27 árvores.

Embora em algumas árvores seja evidente o mau estado fitossanitário, são um elemento importante no jardim, quer pelo seu porte, quer pela antiguidade e de acordo com moradores, os avisos da intervenção foram colocados em cima da hora, ou até mesmo depois dos abates efectuados.

Em qualquer dos casos, nestas situações as intervenções devem ser faseadas a longo prazo e em não mais de um terço dos espécimes afectados, em cada fase do processo. Situação que não se tem verificado.

Na sequência desta visita, o PCP vai apresentar um requerimento à CML sobres este assunto.