O acidente no Metropolitano de Lisboa e opções de investimento
- Detalhes
- Criado em 30-09-2020
Esta segunda-feira o PCP promoveu na Assembleia da República a Audição Parlamentar sobre a situação actual e o futuro do Metropolitano de Lisboa, com organizações representativas dos trabalhadores da empresa. Foram vários os alertas dados sobre a degradação da capacidade técnica da estrutura do Metropolitano, com a saída de inúmeros técnicos especializados (em particular durante a governação PSD/CDS) que nunca foram substituídos, e as crescentes dificuldades da empresa no acompanhamento a obras que dizem diretamente respeito às suas infraestruturas e funcionamento. No dia seguinte ocorre o acidente na Linha Azul, com o desabamento do tecto de parte de uma galeria entre a estação de metro de São Sebastião e a Praça de Espanha. A CML afirmou que o acidente se deveu a “um erro técnico”, acrescentando que “não é uma questão de problemas de manutenção” do Metropolitano. Sabemos, no entanto, que a intervenção em causa inclui trabalhos que implicam a entrada no perímetro de segurança do túnel do Metro e, como tal, exigem não só o parecer técnico vinculativo como o acompanhamento desses trabalhos por parte da empresa. O PCP questionou o Governo. Ler aqui a pergunta
PCP exige protecção dos maquinistas do Metropolitano
- Detalhes
- Criado em 27-03-2020
O PCP denunciou que, no que diz respeito aos maquinistas do Metropolitano de Lisboa que sofrem de patologias crónicas, considerados de risco no contexto da pandemia do COVID 19, não estão a ser tomadas as medidas de protecção possíveis e necessárias, nomeadamente a sua dispensa com manutenção de todos os direitos (como aliás acontece nas outras áreas). Há um dever de cuidado com os trabalhadores, em que as empresas públicas têm que dar o exemplo, nomeadamente dos que integram os referidos grupos de risco, cabendo ao Metropolitano de Lisboa encontrar forma de os proteger, evitando que prestem a sua actividade profissional que os expõe ao contacto, como propõe o sindicato.
OE 2020: Aprovada proposta do PCP que chumba Linha «Circular» e aponta expansão para Alcântara e Loures
- Detalhes
- Criado em 16-02-2020
No quadro da discussão sobre o Orçamento de Estado, o PCP fez aprovar uma proposta sua que suspende a construção da Linha «Circular» e determina a canalização das verbas que ai iam ser desperdiçadas na expansão a Alcântara e Loures. O Governo reagiu semeadando mentiras descaradas, como as perdas de fundos que tal decisão acarretaria, e dando ordens à administração do Metro para não cumprir as decisões da Assembleia da República e acelerar a assinatura de contratos. Continua assim o PS a tentar impor a linha circular contra tudo e todos (mais precisamente, contra quase tudo e quase todos, pois há uns especuladores imobiliários que aplaudem a opção).
Metro de Lisboa: onde a luta dos trabalhadores e a iniciativa da CDU derrotaram a troika
- Detalhes
- Criado em 27-09-2019
A CDU está a distribuir aos trabalhadores do Metropolitano de Lisboa um comunicado onde apela ao voto. Um comunicado onde recorda o conjunto de reversões que foi possível conquistar, e que se deveram à luta de resistência travada, e à iniciativa política da CDU. Um comunicado que inclui ainda as fotos de dezenas de trabalhadores da emresa que apelam ao voto na CDU, e as declarações de Paulo Jorge Alves, trabalhador da empresa, membro da sua CT, e candidato da CDU à Assembleia da República.
PCP presta contas aos trabalhadores do Metropolitano de Lisboa
- Detalhes
- Criado em 23-07-2019
Como em cada eleição, os eleitos do PCP prestam contas do trabalho realizado na Assembleia da República. No caso do Metropolitano de Lisboa, destaca-se aquilo onde foi possível avançar em resultado da luta dos trabalhadores e reformados e da iniciativa do PCP, e as várias áreas onde foi preciso resistir ao continuado alinhamento do Governo com aspectos centrais da politica de direita.
PCP questiona governo sobre condições de trabalho no PMO2
- Detalhes
- Criado em 22-07-2019
Depois da visita realizada ao PMO2 do Metropolitano de Lisboa, o deputado do PCP Duarte Alves questionou o Governo sobre a falta de condições das instalações, dos equipamentos e sobre o número insuficiente de trabalhadores para responder às importantes funções que lhes estão atribuídas, nomeadamente a manutenção de via.
Apelo ao voto dos trabalhadores do Metropolitano de Lisboa
- Detalhes
- Criado em 13-05-2019
São 48 os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa que apelam ao voto na CDU, num comunicado onde se desenvolvem os argumentos que justificam esse voto: É que na Empresa, no País e na Europa, foi sempre a CDU quem esteve ao lado dos trabalhadores do Metropolitano!
PCP coloca 5 requerimentos escritos sobre o Metropolitano de Lisboa
- Detalhes
- Criado em 23-04-2019
As ORT do Metropolitano de Lisboa convidaram os grupos parlamentares na Assembleia da República para uma reunião sobre o funcionamento da empresa e as medidas a adoptar, no curto prazo, para alargar a oferta. Uma reunião que o Conselho de Administração, ilegalmente, proibiu, e que teve de realizar-se à porta da empresa.
Desta reunião resultaram 5 requerimentos escritos ao Governo: Sobre a Proibição de Entrada na Empresa (aqui); Sobre as deficiências dos novos horários de trabalho (aqui); sobre a necessidade de contratar mais trabalhadores (aqui); sobre a proibição de carregamento de carros eléctricos (aqui); sobre a nomeação da «nova» administração (aqui).
PCP denuncia destruição de painel de Rogério Ribeiro em Sete Rios
- Detalhes
- Criado em 22-04-2019
O PCP denunciou na Assembleia da República o estado de degradação deste Painel de Rogério Ribeiro em Sete Rios, na sequência da instalação de um supermercado na Estação de Sete Rios. O Painel foi não só semi destruído para realizar obras de acesso, como passou a merecer o tratamento que se vê.
PCP cumpre compromisso e apresenta projecto no Parlamento sobre a expansão da Rede de Metro
- Detalhes
- Criado em 11-02-2019
Dando expressão parlamentar à luta contra a opção do governo, o PCP apresentou o projecto de resolução que se anexa, e que sinteticamente aponta três necessidades: (1) Não avançar para a construção da Linha «Circular» (2) Dar prioridade à expansão a Alcãntara e (3) Dar prioridade à expansão a Loures.