Avenida Álvaro Cunhal inaugurada na Alta de Lisboa

mini-Inaugura Av ACSábado, 8 de Junho, foi a data escolhida para a inauguração da Avenida Álvaro Cunhal, situada na Alta de Lisboa. A iniciativa contou com a presença de centenas de pessoas, entre elas Eugénia Cunhal e Jerónimo de Sousa, Secretário Geral do PCP.


Álvaro Cunhal estudou, viveu e trabalhou em Lisboa. Muito jovem, nesta cidade fez os estudos liceais e depois a Universidade. Foi estudante na Faculdade de Direito, membro da Direcção Académica e do Senado Universitário. Foi também em Lisboa que iniciou a sua actividade revolucionária e a ligação ao seu Partido de sempre, o PCP, que ajudou a construir de forma marcante e do qual foi Secretário-Geral.
No seu discurso, Jerónimo de Sousa defendeu que a vida, o pensamento e a luta de Álvaro Cunhal justificam esta homenagem: «Uma homenagem ao homem, ao político, ao intelectual e ao artista que, neste momento de inquietantes fenómenos de regressão social e retrocesso civilizacional, mas também de abuso de poder, tanto mais se justifica para demonstrar que os políticos não são todos iguais e que a actividade política pode e deve ser uma actividade nobre».