Na luta - Boletim da Célula dos trabalhadores Comunistas no Munícipio de Sintra, edição de Novembro

126950428 383837819340917 7143062772593835448 n

Já está em distribuição o novo número do Boletim da Célula dos trabalhadores Comunistas no Munícipio de Sintra. Nesta edição, destacam-se: a luta dos trabalhadores da administração local pelo aumento dos salários, a revisão da tabela remuneratória, e a regulamentação do Suplemento de Insalubridade, Penosidade e Risco; a candidatura presidencial de João Ferreira: a única que verdadeiramente defende os interesses dos trabalhadores e do povo e sobre o XXI Congresso do PCP.

Ver Boletim em PDF

PCP presente no protesto contra encerramento da Caixa Geral de Depósitos em Mira-Sintra

126064852 494230844831335 7314843223359677223 nO PCP esteve presente no protesto da população de Mira-Sintra contra a intenção de encerramento do balcão da Caixa Geral de Depósitos, nesta freguesia do Concelho de Sintra. O PCP já questionou o Governo sobre a intenção da administração do banco público de encerrar mais este balcão e foi dar a conhecer à população de Mira-Sintra, esta iniciativa parlamentar e a solidariedade com a luta da população pela manutenção do balcão da CGD.
A localidade de Mira-Sintra é uma antiga freguesia portuguesa do concelho de Sintra, e apresentava em 2011, segundo os censos, uma população de 5 280 habitantes. Em termos populacionais e geográficos é a mais pequena das quatro freguesias que constituem a cidade de Agualva-Cacém, sendo a mais setentrional. Neste momento, para além do encerramento dos CTT e de outros serviços, o encerramento do balcão da Caixa Geral de Depósitos constitui a privação de serviços bancários à população e acentua o isolamento em que a localidade cada vez mais se encontra.

Ver pergunta ao Governo em PDF

Candidatura de João Ferreira em acções de contacto sobre Saúde no concelho de Sintra

20201102 accao saude presidenciaisA candidatura de João Ferreira à Presidência da República iniciou, esta segunda-feira, acções de contacto nos concelho de Sintra, sobre as questões da Saúde, do direito constitucional à saúde e a defesa do Serviço Nacional de Saúde. Os contactos hoje foram com utentes das consultas externas do Hospital Amadora-Sintra e durante os próximos dias, estaremos nos centros de saúde de Algueirão-Mem Martins, Monte Abraão, Queluz, Agualva, Colares e Albarraque (Bairro da Tabaqueira).

ver folheto em PDF

«Sintra Laboral» edição de Outubro em distribuição nas empresas

20201030  sintra laboral essilorO PCP esteve na Essilor levando aos trabalhadores a nova edição do SINTRA LABORAL, que dá destaque à necessidade do aumento geral dos salários em 90€ e do salário mínimo nacional para 850€, às propostas do PCP sobre o trabalho nocturno e por turnos, a precariedade no trabalho, a construção do XXI Congressso do PCP e a candidatura Presidencial de João Ferreira, são temas em destaque no boletim do sector de empresas do PCP no concelho de Sintra.

ver em PDF

Orçamento Câmara Municipal de Sintra 2021 não serve ao concelho e à população: CDU vota contra

tapada mercesDesde o início do presente mandato autárquico em 2017 que demonstramos que não abdicando da nossa independência política e, não embarcando em ondas populistas e insultuosas, lutamos pelas soluções que consideramos justas e que defendem os munícipes e opomo-nos a medidas e ações que consideramos negativas para o concelho e sua população, denunciando-as nos seus objetivos e linhas orientadoras e instrumentos de concretização. (...)

A análise aprofundada desta proposta permite claramente distinguir o Orçamento Municipal do PS, com a conivência do PSD e dos independentes nas suas linhas estratégicas de substituição da administração central em áreas da sua competência, do projeto autárquico da CDU, assente na defesa dos serviços públicos e dos seus trabalhadores e na melhoria da qualidade de vida da população, com diferenças bastante assinaláveis que os separam e por isso não nos permitem aprovar este Orçamento.

Sobre o Plano de Recuperação e Resiliência

O PCP fez uma declaração política sobre o chamado « Plano de Recuperação e Resiliência» , segundo a informação do Governo, Portugal prepara-se para receber 13 mil milhões de euros para recuperar da crise, entre 2021 e 2026. A Área Metropolitana de Lisboa está a preparar candidaturas para aceder a esses fundos e por isso defendemos que Sintra prepare candidaturas de áreas que são claramente da responsabilidade da Administração Central. Não podemos ficar para trás e o município deve defender investimentos para o  concelho de Sintra

PCP apresenta moção e CM Sintra aprova: Pela contratação de educadores, professores e assistentes operacionais essenciais para o funcionamento da escola pública

trabalhadores nao docentesO PCP apresentou uma moção, que a Câmara Municipal de Sintra aprovou por unanimidade, em que insta o Governo a  rever, com carácter de urgência, de forma a que seja autorizada a contratação de um número de assistentes operacionais adequado às necessidades extraordinárias, decorrentes das medidas adicionais de Higiene e Segurança de cada escola. Assim como tambem insta a revisão que estabelece os rácios para a contratação de pessoal não docente, por forma a permitir o reforço, em pelo menos 20%, face ao número de trabalhadores previstos na actual portaria. O terceiro ponto aprovado na moção é a tomada, de medidas urgentes por parte do Governo, que visem a contratação dos educadores e os professores necessários para o normal funcionamento do ano lectivo.