Beato

Fórum CDU Beato – Habitação

forum habitacao20221201A CDU organiza, no próximo dia 1 de Dezembro, uma iniciativa para discutir questões relacionadas com a habitação na freguesia do Beato. O Fórum CDU Beato – Habitação consiste numa sessão de debate, aberta e pública, envolvendo moradores da freguesia de vários bairros e de realidades diversas, dos bairros municipais às vilas operárias, de casas arrendadas à habitação própria.

Questões como o aumento dos preços da habitação, das rendas e das taxas de juro, e os efeitos da especulação imobiliária; a qualidade da habitação, a degradação do edificado, os problemas nos espaços comuns e envolventes; a falta de investimento e de gestão adequada por parte da Gebalis; que respostas municipais (e nacionais) para fazer face aos despejos, à gentrificação, à expulsão de moradores, à falta de autonomia da juventude – tudo isto estará em discussão no Fórum.

O Fórum começará às 15 horas do dia 1 de Dezembro (quinta-feira, feriado), no Espaço Ideias (Rua Alves Paiva Fragoso, 30), e contará com a presença dos eleitos pela CDU na Assembleia de Freguesia do Beato, Rui Mota e Ana Maria Moura, e Ana Jara, vereadora na Câmara Municipal de Lisboa.

É necessária uma política de regeneração urbana que inclua os moradores e os envolva para cuidar dos bairros e que valorize o direito à habitação. Convidamos todos a participar, com o compromisso de que os contributos resultarão em intervenção e iniciativa dos eleitos da CDU na Freguesia e no Município para a resolução destes problemas, para se viver melhor em Lisboa.

Distribuição de presta-contas – Outubro de 2022

prestacontas-202210Activistas da CDU do Beato estiveram nas passadas semanas em várias acções de contacto pelos vários bairros, distribuindo o presta-contas pela população, reunindo com várias instituições, ouvindo os problemas e transmitindo as propostas para a resolução de vários problemas da freguesia e da cidade.

Consultar o presta-contas de Outubro de 2022...

Visita e moção à Escola das Olaias

escolaolaias20220921Os eleitos da CDU têm vindo a alertar para a situação material da Escola das Olaias. Há menos de um ano, afirmavam como esta precisava «urgentemente de obras de requalificação – para lá de outras intervenções necessárias (das instalações eléctricas deficientes aos pavimentos em mau estado, das paredes degradadas às janelas que não funcionam)», bem como de outras medidas «como a retirada do amianto ou o reforço das condições dos refeitórios das escolas para que as refeições possam ser confecionadas nos próprios espaços».

Estas necessidades, no fundamental, mantêm-se. Finalmente, a 8 de Agosto deste ano, foi autorizada a realização dos trabalhos de remoção de telhas de fibrocimento (contendo amianto) na Escola das Olaias.

Tribuna Pública no Bairro Municipal Carlos Botelho

PCP-BM CARLOSA CDU voltou a realizar uma tribuna pública no bairro municipal Carlos Botelho, numa iniciativa que contou com a presença de João Ferreira, vereador na CML, e dos eleitos na Assembleia de Freguesia do Beato, Rui Mota e Ana Maria Moura.

Na tribuna e nas muitas conversas com moradores, ouvimos os problemas que retratam a realidade de muitos bairros municipais da cidade de Lisboa: da degradação das habitações às portas, elevadores ou iluminação que não funcionam; da falta de espaços verdes, de lazer e de equipamentos, nomeadamente desportivos; das muitas necessidades na higiene urbana e na segurança.

Para muitos destes problemas, é necessário que a Gebalis e a Câmara Municipal de Lisboa assumam as suas responsabilidades. Para que isso aconteça, é fundamental que os moradores do bairro se mobilizem para dar corpo a essa exigência. Contarão com a CDU para transformar as suas reclamações em propostas, para melhorar a qualidade de vida dos moradores dos bairros municipais.