topo abaixo_assinado_web

Abaixo-assinado

O Governo PSD/CDS-PP impôs ao Metropolitano de Lisboa a diminuição da velocidade de circulação e a redução do número de carruagens e comboios . Hipocritamente, Passos Coelho e Paulo Portas chamam a isto «ajustes na exploração para maior eficiência».

Estes «ajustes» são na verdade uma redução de custos que querem que seja suportada pelos utentes que sofrem ao longo dos últimos meses com os aumentos brutais nos passes sociais e que agora circulam «enlatados» em comboios que demoram o dobro do tempo a passar.

Considerando que a redução para três as carruagens dos comboios da Linha Verde, durante todo o período, é um enorme desconforto dos passageiros e põe em causa a sua segurança.

Considerando que esta redução deita ao lixo anos de investimentos em obras de ampliação e requalificação das estações, investimento que é responsável pela dívida da empresa.

Considerando que a redução da velocidade de circulação e o aumento do período de espera entre comboios aumenta significativamente o número de passageiros em cada carruagem provocando o «enlatamento» dos passageiros.

Considerando que estes cortes levarão também ao despedimento de trabalhadores e à fuga de passageiros.

Os abaixo-assinados declaram esta situação inaceitável e exigem que se reponha de imediato a capacidade máxima de carruagens em circulação, actualmente, 4 (quatro) carruagens e que após a conclusão das obras da estação do Areeiro e de Arroios passe para 6 (seis) carruagens, repondo um serviço público que os utentes pagam e ao qual têm direito.

Este abaixo-assinado será enviado:
    Ao Primeiro-Ministro
    Ao Ministro da Economia e Emprego