Profissionais do Táxi apelam ao voto na CDU

cdu pe2019 taxiUm comunicado aos profissionais do sector do táxi onde se recordam as lutas travadas contra o processo de liberalização do sector, onde apenas a CDU esteve ao lado do táxi. E onde um vasto conjunto de profissionais apela ao voto na CDU porque «É preciso estar ao lado de quem está ao nosso lado!».

Ler Comunicado em PDF

Profissionais do Táxi dão força a quem esteve e está ao lado do sector

Com a presença de cerca de 100 profissionais do sector realizou-se no dia 12 de Abril, na Valenciana em Lisboa, um jantar de apoio à CDU de profissionais do sector do táxi.

PCP intervem para defender sector do táxi

pap modtaxi 3O PCP chamou à apreciação parlamentar o Decreto-Lei 3/2019. Fê-lo porque o Governo anunciou uma coisa, que ia concretizar o acordado com as associaçõees do sector, e avançou com outra coisa, concretamente, não resolvendo o que poderia e criando problemas novos ao sector do táxi.

Ler Iniciativa Legislativa em PDF

Táxi: Sobre o escandâlo das multas nunca cobradas às multinacionais

taxi imtO PCP chamou o IMT à Assembleia da República para explicar as razões que estão por detrás do facto de as multas às multinacionais estarem a ser não cobradas, e haver mesmo notícias de que se estaria a preparar um perdão. Depois de 4 anos de cumplicidade com as práticas ilegais das multinacionais, o Governo parece encarar a lei 45/2018 que PS, PSD e CDS impuseram como um passe para uma actuaçãoimpune e desregulada, pois as viaturas que continuam a operar impunemente tão pouco cumprem essa lei e tão pouco lhes é imposto esse cumprimento.

Ler Requerimento a chamar o IMT

Em defesa do sector do táxi: luta continua!

pjl revogatvdeCumprindo os compromissos assumidos com o sector do táxi, o PCP apresentou uma proposta de lei revogando a lei do TVDE. Apesar das declarações hipócritas realizadas na altura da grande luta do sector, os partidos da liberalização (PS/PSD/CDS) voltaram a unir-se e a chumbar a proposta do PCP.

Ler Projecto-Lei em PDF

Táxi: Vitórias importantes numa luta que vai continuar!

taxi comunicado201810O PCP está a distribuir aos profissionais do sector do táxi uma saudação à jornada de luta que realizaram entre 19 e 26 de Setembro, onde se destaca as vitórias alcançadas e se sublinha que a luta tem que continuar. Um comunicado onde o PCP reafirma o seu apoio à luta do sector contra a tentativa de o submeter às multinacionais, e recorda as iniciativas concretas tomadas em defesa do sector do táxi. Uma delas, a Decreto-Lei que propõe a revogação da lei do táxi viu entretanto a sua discussão agendada para o próximo dia 18 de Outubro.

Ler Comunicado em PDF

Taxi: A luta contra a liberalização continua!

capataxijul18O PCP está a distribuir ao sector do táxi um comunicado onde se faz um resumo do processo que o sector está a atravessar, e onde se apresenta a visão do PCP - patriótica e de esquerda - para a modernização deste sector. Uma modernização que não usa as novas tecnologias para disfarçar a velha exploração e precariedade, e antes faz do trabalho com direitos o pilar onde deve assentar a modernidade.

Ler Comunicado em PDF

Táxi: Contra a liberalização, pela defesa e modernização do sector do táxi

IMG 20180616 153830 resized 20180616 035656551Realizou-se no CT Vitória uma reunião sobre «A Modernização do Sector do Táxi» que reuniu profissionais do sector, autarcas e dirigentes do PCP. Fez-se um ponto da situação da ofensiva liberalizadora contra o sector (que pretende entregá-lo ao controlo das multinacionais), e da luta por conseguir uma verdadeira modernização, que garanta condições de trabalho e de vida dignas aos profissionais e permita ao sector dar o contributo devido à mobilidade em Portugal e à economia nacional.

Implicações do veto do Presidente da República à lei da UBER

capa taxiabrilUm Comunicado aos profissionais do sector do táxi sobre o veto do Presidente da República à lei de legalização da UBER (e outras multinacionais), com uma avaliação das implicações desta decisão e onde se aponta para a necessidade de derrotar uma lei injusta, aprovada por PS/PSD/CDS com a oposição do PCP.

Ler Comunicado em PDF

PCP: Contra a liberalização do sector do táxi, a luta continua!

taxi moderNa sexta-feira passada, o PCP apresentou um projecto de resolução na Assembleia da República sobre «A Modernização do Sector do Táxi» onde avança com um conjunto de propostas que o sector há muito vem avançando perante a indiferença dos sucessivos governos, que têm preferido intervir no sector do táxi a reboque dos interesses e das ordens das multinacionais. A proposta do PCP será discutida na Assembleia da República já na sexta-feira. Entretanto o Presidente da República vetou a Lei da Uber (contra a qual o PCP votara contra) argumentando com os riscos para o táxi da entrada em vigor de um regime paralelo, uma decisão que mereceu já do PCP a edição de uma Nota de Imprensa.

Ler PJR para a Modernização do Sector do Táxi

Ler Nota de Imprensa sobre veto à Lei da Uber