Avanços e atrasos no Sector Empresarial do Estado: Comunicados para o Metro, a Carris, a CarrisBus, a CP, a IP e a EMEF

see metroNo quadro da campanha «Valorizar o Trabalho e os Trabalhadores», o PCP está a contactar os trabalhadores das empresas públicas do Sector dos Transportes, fazendo o ponto da situação dos avanços registados nos últimos dois anos, fruto da luta dos trabalhadores e da acção política do PCP, e apontando para o que falta fazer, fruto dos compromissos do PS com a política de direita, e que só a intensificação da luta permitirá desbloquear.

Ler Comunicado em PDF: Para o Metro; Para a Carris; Para a CarrisBus; Para a CP; Para a IP; Para a EMEF

PCP: Prossegue a luta pelo Alargamento do Passe Social Intermodal Único

muppi passesocialO PCP prosseguiu a sua campanha por «Mais e Melhores Transportes Públicos!» com a distribuição de um novo comunicado sobre o Alargamento do Passe Social Intermodal, ao mesmo tempo que colocava um Muppi sobre o tema nos principais interfaces de transporte. No comunicado, o PCP alerta os utentes para as possibilidades existentes de avançar no sentido reivindicado por PCP e utentes, mas sublinha a importância de à iniciativa política do PCP se somar a luta dos trabalhadores e das populações.

Ler Comunicado em PDF

Santa Apolónia: Defender a Estação, travar a Especulação.

sta apolonia 2018No quadro da campanha distrital «Por Mais e Melhores Transportes Públicos!», realizámos esta sexta-feira uma distribuição de comunicados em Santa Apolónia, denunciando o facto da Estação estar a ser oferecida para um Hotel e alertando para os planos da especulação imobiliária de eliminar a própria Linha Ferroviária até Braço de Prata.

PCP promove Audição aos Trabalhadores Assistentes de Portos e Aeroportos

audicaoapa 20180305O PCP promoveu no dia 5 de Março uma Audição na Assembleia da República aos trabalhadores Assistentes de Portos e Aeroportos. Uma reunião onde ficou patente o grau de exploração a que estão sujeitos, as sistemáticas violações da lei cometidas pelas multinacionais que o exploram, e as dramáticas consequências destes comportamentos para as condições de vida destes trabalhadores. O propalado crescimento do sector da aviação civil não se tem traduzido em melhoria das condições de vida e de trabalho daqueles que são essenciais ao funcionamento dos Aeroportos. O PCP assumiu o compromisso de nos próximos dias desencadear um conjunto de iniciativas legislativas de denúncia destas situações e com propostas para as mitigar. Mas como foi sublihado na própria audiência, será a continuação da brava luta destes trabalhadores que acabará por impor a defesa dos seus direitos e a melhoria das condições de trabalho.

PCP relança campanha distrital pelo alargamento do Passe Social Intermodal

capapsocial0118No quadro da campanha distrital do PCP «Por mais e melhores transportes públicos!» hoje realizaram-se um vasto conjunto de acções de distribuição junto dos utentes dos transportes públicos sobre a reivindicação do alargamento do passe social intermodal, anunciando uma nova fase da campanha política de massas que o PCP vem desenvolvendo há mais de dois anos sobre o assunto. No comunicado, o PCP sublinha que o alargamento do passe social intermodal a todos os operadores e carreiras da Área Metropolitana, promovendo o aumento da mobilidade, é uma das questões centrais de uma política patriótica e de esquerda para os transportes públicos.

Ler Comunicado em PDF

Com a cumplicidade da ACT, multiplicam-se as violações dos direitos dos trabalhadores no Aeroporto

req actaeroFace à ausência de resposta da ACT a inúmeras queixas apresentadas pelas ORT do Aeroporto de Lisboa, o PCP exigiu ao Governo que reforce os meios de actuação da ACT e lhe exija que cumpra os objectivos que lhe estão na origem, nomeadamente os de combater a violação das leis laborais. O que hoje acontece configura uma situação de cumplicidade na prática com a violação da lei.

Ler Requerimento em PDF

Um Boletim do Aeroporto com o ponto de vista de quem nele trabalha

Bol201801aeroporto-page1Está em distribuição no Aeroporto de Lisboa um boletim das células do PCP naquele local de trabalho. Um Boletim onde se fala da denúncia do AE na TAP, da situação no handling, da luta dos APA, do problema do estacionamento, dos cartões de acesso, do refeitório, da Ryanair, etc. Sempre olhando para o Aeroporto sob o ponto de vista daqueles que lá trabalham, dos seus direitos, interesses e aspirações.

Ler Boletim em PDF

É possível. É urgente. Transportes Públicos de Qualidade!

20171206desfiledefesatransportespublicosqualidadelisboa1O PCP promoveu uma Marcha em Lisboa exigindo do Governo respostas aos problemas urgentes que afectam os transportes públicos. Na sua intervenção, Jerónimo de Sousa destacou a situação no Metropolitano, onde a não contratação dos trabalhadores em falta está a degradar a operação a níveis nunca antes vistos. No final da Marcha, foi aprovada uma resolução que foi entregue ao Ministro do Ambiente.

Ler Intervenção deJerónimo de Sousa

Marcha a 6 de Dezembro «É possível! É urgente! Transportes Públicos de Qualidade!»

marcha 20171206 cartazeteFace à continuada degradação do transporte público, o PCP decidiu promover uma Marcha reclamando medidas urgentes que tardam em ser concretizadas por parte do Governo. Numa altura em que o Orçamento de Estado abre portas para a resolução de problemas estruturantes do sector - como sejam a falta de trabalhadores, o desinvestimento dos últimos anos, a redução da oferta e da fiabilidade - o PCP exige que não haja mais adiamentos na adopção de um conjunto de medidas possíveis, necessarias e urgentes.

Ler Comunicado em PDF

Motoristas em luta contra simplificação do Governo que lhes complica a vida

65anosstopUm conjunto de dirigentes e delegados sindicais  rodoviários concentrou-se esta sexta frente ao Ministério das Infraestruturas, exigindo a revogação de um conjunto de normas do decreto-lei 40/2016, ãdoptadas em nome de uma simplificação administrativa do código da estrada, mas que permitiran o alargamento da atividade dos motoristas para além dos 65 anos. Para o PCP, por evidentes razões de segurança rodoviária e de respeito pela penosidade da profissão, deve assegurar-se a passagem à redorma, sem qualquer penalização, a todos os motoristas de pesados, devendo a legislação evoluir para uma progressiva diminuição dessa idade e nunca do seu alargamento. O PCP apresentou há um ano um pedido de apreciação parlamentar deste decreto-lei (ler aqui), cuja discussão ainda não foi sequer iniciada na Assembleia da República.