Filme e Debate contra a privatização da água

O Subsector Ciência, Tecnologia e Ambiente promove uma iniciativa integrada no Programa de Iniciativas Culturais do Sector Intelectual da ORL. Será apresentado o  filme "H2O à venda", seguido de debate. A iniciativa decorrerá no CT Vitória, dia 26 de Janeiro pelas 19.00.

A PRIVATIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ÁGUA

Projecção do filme "H2O à venda" seguido de debate

CT Vitória, 26 de Janeiro de 2008, 19:00 horas

APRESENTAÇÃO E DEBATE:

Mesa: Francisco Braz (STAL - Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local) e Luisa Tovar (Associação Água Pública)

No início farão intervenções muito breves (cerca de 5 minutos cada) sobre a privatização dos serviços de água em Portugal e a sobre a campanha em curso "água é de todos, não o negócio de alguns".

A projecção do filme será seguida de debate.

 O FILME:

"H2O à venda" ("H2O for sale" - The privatization of a human necessity) é um documentário com duração de cerca de uma hora sobre a privatização de serviços de abastecimento de água na Alemanha e no Reino Unido.

Dá uma imagem vivíssima, em discurso directo dos protagonistas e imagens locais, dos argumentos, dos processos e das consequências da privatização da água em duas cidades alemãs e em Inglaterra, comparando com outra cidade alemã que mantém a administração pública dos serviços.

Surpreendente mesmo para quem está mais familiarizado com estes processos, desmonta com factos os "discursos oficiais" da privatização, documentando uma realidade próxima e muito semelhante ao que está actualmente a acontecer em Portugal.

A cópia a exibir mantém o som original, parcialmente em alemão e parcialmente em inglês, está legendada em português e devidamente licenciada para exibição pública.

____________________

Ficha técnica:

Alemanha, 2005

Realização de Leslie Franke e Hermann Lorenz

Produção conjunta da Kern TV e NDR 

(ver http://blauesgoldimgarteneden.de/OLD-DATA/wasser/eng/film/index.htm  ; http://www.onlinefilm.org/-/film/23810 )