PCP exige protecção para os trabalhadores do Aeroporto

Perante a falta de condições de protecção dos trabalhadores de vários sectores do Aeroporto de Lisboa, assim como em outros aeroportos nacionais, sujeitos ao contacto com inúmeros passageiros e objectos dos mesmos, o PCP questionou o Governo sobre esta situação e exigiu intervenção. Como exemplos, não estava a ser garantido o espaço de segurança entre pessoas nem, em vários casos, material básico como luvas e desinfectante. 

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PCP exige que Governo actue perante encerramento da Empresa de Trabalho Portuário

O PCP questionou e exigiu a intervenção do Governo perante o encerramento da Associação - Empresa de Trabalho Portuário de Lisboa que aconteceu no dia de hoje. Estamos perante uma situação de gestão com contornos fraudulentos que está a deixar dezenas de trabalhadores na eminência de um despedimento colectivo, trabalhadores estes que estão em luta e que continuam com salários em atraso.

 

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Deputados do PCP presentes no Porto de Lisboa

 Esteve hoje presente no piquete de greve dos estivadores do Porto de Lisboa uma delegação do PCP com os deputados Bruno Dias e Duarte Alves, prestando solidariedade a estes trabalhadores que lutam para defender o seu direito ao trabalho com direitos e pelo cumprimento das leis da República, que punem a gestão danosa e a fraude, e para que as Autoridades Portuguesas intervenham em defesa do trabalho, da economia e da soberania nacional.

Encontro com trabalhadores sobre «Material circulante e produção nacional»

 Hoje realizou-se na Casa do Alentejo, em Lisboa, um encontro com Organizações Representativas dos Trabalhadores do sector ferroviário, com a presença de Jerónimo de Sousa, secretário geral do PCP, onde se apresentou a análise e propostas do partido relativamente à situação do material circulante no país.

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PCP solidário com a luta dos estivadores do Porto de Lisboa

estivadores

A multinacional turca Yildirim e o restante patronato da Estiva no Porto de Lisboa anunciaram hoje a intenção de provocar a insolvência da Empresa de Trabalho Portuário de Lisboa (ETPL).

Para se perceber os contornos do processo em curso, em tudo com elementos fraudulentos, é preciso perceber que os donos da ETPL (as empresas de Estiva do Porto de Lisboa) são os seus clientes e que nos últimos anos descapitalizaram a empresa a seu favor através do simples mecanismo de vender a si próprios serviços abaixo do custo de produção.

O PCP volta a exigir a intervenção do Governo para travar o processo em curso, defender os postos de trabalho e a economia nacional, sublinhando que a República tem todos os instrumentos necessários para tal, nomeadamente intervencionando imediatamente a ETPL impedindo a sua destruição pelo patronato.

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PS/PSD e CDS chumbam propostas do PCP para alargar oferta na CP Lisboa

fev ferroviaO PCP apresentou duas propostas de alteração ao Orçamento de Estado dirigidas a aumentar a oferta na CP Lisboa (e não  só). Uma, que determinava o lançamento em 2020 dos concursos para aquisição dos comboios necessários à CP Lisboa. Outra, que acabava com as limitações à contratação dos trabalhadores necessários à operação. Ambas as propostas foram chumbadas por PS e PSD, com o contributo do CDS numa delas. Que continuaram a optar por canalizar as verbas para o bolso de especuladores, banqueiros e outros  grandes capitalistas.

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OE 2020: Aprovada proposta do PCP que chumba Linha «Circular» e aponta expansão para Alcântara e Loures

fev linha circularNo quadro da discussão sobre o Orçamento de Estado, o PCP fez aprovar uma proposta sua que suspende a construção da Linha «Circular» e determina a canalização das verbas que ai iam ser desperdiçadas na expansão a Alcântara e Loures. O Governo reagiu semeadando mentiras descaradas, como as perdas de fundos que tal decisão acarretaria, e dando ordens à administração do Metro para não cumprir as decisões da Assembleia da República e acelerar a assinatura de contratos. Continua assim o PS a tentar impor a linha circular contra tudo e todos (mais precisamente, contra quase tudo e quase todos, pois há uns especuladores imobiliários que aplaudem a opção). 

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15 mil assinaturas dos utentes a dar força às propostas do PCP de alteração ao OE 2020

20200203 142052A DORL do PCP entregou ao Grupo Parlamentar do PCP os quase 15000 postais recolhidos na campanha desenvolvida nos últimos 15 dias «Por Mais e Melhores Transportes Públicos - É preciso optar pelo povo e pelo país!», onde os utentes exigiram a orçamentação das verbas em falta para os transportes públicos. O deputado Bruno Dias deu conta das propostas já apresentadas pelo PCP para alterar a proposta de OE2020, nomeadamente para aumentar as verbas do PART, para impor o lançamento de concursos em 2020 para a aquisição de comboios para a CPLisboa, para travar o desperdício de dinheiro na Linha Circular e levar antes o Metro a Loures e Alcântara e para permitir a contratação dos trabalhadores em falta nas empresas públicas.

 

Transportes Públicos e o OE 2020: É preciso optar pelo povo e pelos serviços públicos!

campanha tp lx 2020A DORL do PCP tem em curso uma campanha política de esclarecimento e mobilização dos utentes dos transportes públicos sobre a necessidade de orçamentar as verbas necessárias ao aumento da oferta de transportes públicos. Onde se valoriza o avanço (fruto da luta dos utentes e da iniciativa do PCP) que foi o alargamento do passe social intermodal e a redução tarifária, mas onde se critica a ausência de medidas efectivas para aumentar a oferta, particularmente a continuação do desinvestimento na ferrovia (apesar da intensa propaganda do Governo que substitui promessas por novas promessas). Uma campanha onde se recolhe assinaturas exigindo que sejam introduzidas altrações ao OE2020.

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- da Linha de Sintra;
- da Linha da Azambuja;
- da Linha de Cascais;
- do Metropolitano de Lisboa.

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PCP saúda ferroviários no momento da reintegração da EMEF na CP

emefcp2020Em comunicado aos ferroviários, a Célula dos Ferroviários de Lisboa saúda os trabalhadores ferroviários no momento da reintegração da EMEEF na CP, objectivo pelo qual os ferroviários e o PCP lutavam desde há 26. Ocasião para recordar o muito que falta fazer para reconstruir o Sector Ferroviário Nacional e o muito que continua a ser feito para o prejudicar.

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