Apelo ao voto dos trabalhadores do Metropolitano de Lisboa

cdu pe2019 metroSão 48 os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa que apelam ao voto na CDU, num comunicado onde se desenvolvem os argumentos que justificam esse voto: É que na Empresa, no País e na Europa, foi sempre a CDU quem esteve ao lado dos trabalhadores do Metropolitano!

Ler Comunicado em PDF

Profissionais do Táxi apelam ao voto na CDU

cdu pe2019 taxiUm comunicado aos profissionais do sector do táxi onde se recordam as lutas travadas contra o processo de liberalização do sector, onde apenas a CDU esteve ao lado do táxi. E onde um vasto conjunto de profissionais apela ao voto na CDU porque «É preciso estar ao lado de quem está ao nosso lado!».

Ler Comunicado em PDF

CDU promove debate sobre as directivas europeias que prejudicam os motoristas de mercadorias

mini-mercadorias a5 cartazA CDU promove um debate sobre o trabalho realizado no Parlamento Europeu em defesa de melhores condições de trabalho para os motoristas de mercadorias. Como noutras profissões, estes motoristas são profundamente afectados pelas decisões tomadas na União Europeia, sendo quase sempre escondido que essas decisões são lá votadas por quem cá foi eleito, optando quase sempre PS/PSD/CDS pela defesa dos interesses do patronato, e apenas a CDU se batendo contra o incremento da exploração e da flexibilidade. Um convite para a Sessão de Esclarecimento, que incluielementos dos debates e das decisões adoptadas, está em distribuição no distrito de lisboa.

Ler Comunicado em PDF

No Aeroporto, trabalhadores têm razões acrescidas para votar CDU

cdu pe2019 aeroportoA CDU está a distribuir aos trabalhadores do Aeroporto de Lisboa as razões acrescidas que estes trabalhadores têm para identificar na CDU a força política que esteve, está e estará ao seu lado, face ao conjunto de ofensivas lançadas através da União Europeia à soberania nacional sobre o sector, visando a sua tomada pelas multinacionais e a degradação das condições de trabalho. No comunicado, um vasto conjunto de apoiantes do sector apela ao voto na CDU.

Ler Comunicado em PDF

PCP confronta governo com entrega a multinacional da manutenção do material das mercadorias

req emefmedwayO PCP confrontou o governo com o processo que se desenvolve na EMEF, onde a manutenção do material circulante (motor e rebocado) das mercadorias está a ser oferecido a uma multinacional, desta vez por abandono da actividade concertada. A EMEF encerra a unidade, aluga as instalações à multinacional e ainda facilita a saída dos trabalhadores que a multinacional quiser contratar. Mais um passo no processo de destruição do sector ferroviário nacional!

Ler Requerimento em PDF

É a CDU quem defende na Europa o Sector Ferroviário Nacional

cdu pe2019 ferroviariosA CDU está a distribuir aos ferroviários um comunicado onde apela ao voto na CDU nas próximas eleições para o Parlamento Europeu, e onde recorda o papel dos IV pacotes ferroviários europeus na destruição da ferrovia nacional. E recorda o papel de PS/PSD/CDS que votaram esses pacotes lá e depois os executaram cá. Um comunicado onde se convida os trabalhadores para um debate no próximo dia 16 de Maio, no CT Vitória, às 18h30, exactamente sobre «O que é, quem favorece, quem aprovou e quem está a aplicar o  IV Pacote Ferroviário»

Ler Comunicado em PDF

Videovigilância ilegal no Aeroporto de Lisboa denunciada

req videovigilanciaO PCP questionou o Governo sobre a utilização da videovigilância no aeroporto de Lisboa de forma ilegal. É grave que as entidades patronais estejam a recorrer à videovigilância para a monotoização da actividade dos trabalhadores, numa postura abusiva e que tem que ser travada imediatamente.

Ler Requerimento em PDF

Apelo ao voto dos trabalhadores da Carris

cdu pe2019 carrisA CDU está a distribuir aos trabalhadoes da Carris um comunicado de apelo ao voto na CDU, onde recorda o papel desempenhado pelos eleitos da CDU, quer no Parlamento Europeu, quer na Assembleia da República: sempre ao lado dos trabalhadores em todos os processos, na resistência ao pacto entre as troikas, na reversão da privatização, na reversão da caducidade da contratação, na municipalização e na luta contra o aumento da idade da reforma.

Ler Comunicado em PDF

Às mãos da Vinci, continua a exploração e a repressão na Portway

req portwayNa empresa de handling Portway, propriedade da multinacional Vinci, continua a mais despudorada exploração e repressão. Damos aqui conta de mais dois requerimentos colocados pelo grupo parlamentar do PCP, uma sobre a violação dos direitos da Comissão de Trabalhadores e outro sobre as situações ilegais de precariedade na empresa.

Ler Requerimento sobre Direitos da CT em PDF

Ler Requerimento sobre Precariedade em PDF

PCP coloca 5 requerimentos escritos sobre o Metropolitano de Lisboa

bd pmo3As ORT do Metropolitano de Lisboa convidaram os grupos parlamentares na Assembleia da República para uma reunião sobre o funcionamento da empresa e as medidas a adoptar, no curto prazo, para alargar a oferta. Uma reunião que o Conselho de Administração, ilegalmente, proibiu, e que teve de realizar-se à porta da empresa.

Desta reunião resultaram 5 requerimentos escritos ao Governo: Sobre a Proibição de Entrada na Empresa (aqui); Sobre as deficiências dos novos horários de trabalho (aqui); sobre a necessidade de contratar mais trabalhadores (aqui); sobre a proibição de carregamento de carros eléctricos (aqui); sobre a nomeação da «nova» administração (aqui).