Exigindo Condições de Trabalho dignas para os APA-Aeroportos

capaapaEstá a ser distribuído no Aeroporto de Lisboa o Boletim dos trabalhadores Assistentes de Portos e Aeroportos. Um Boletim onde se denuncia a repressão que se abate sobre estes trabalhadores, a falta de condições de trabalho, a violação por parte das multinacionais das suas obrigações. Um Boletim onde se apela à organização e à luta.

Ler Boletim em PDF

PCP realiza Audição Pública aos Motoristas de Pesados

20180522 audicaoO PCP decidiu realizar esta audição face ao avanço no Parlamento Europeu de um novo pacote de mobilidade, com medidas com elevado impacto sobre os trabalhadores motoristas de pesados (passageiros e mercadorias). Com a presença do deputado do PCP ao Parlamento Europeu João Pimenta Lopes, discutiram-se as medidas em cima da mesa - destacamento, cabotagem, tempo de trabalho e de descanso - e a luta que se trava, também no plano institucional, entre quem representa os interesses dos patrões do sector (a UE e os diversos governos, incluindo o português) e quem defende os interesses dos trabalhadores como o PCP.

Câmara de Lisboa não paga aos trabalhadores da Carristur os salários a que está obrigada!

req carristurO Grupo Parlamentar do PCP voltou a questionaro Governo sobre a inaceitável situação laboral na CarrisTur, onde a CM Lisboa e a Administração mantém a lamentável prática dos sucessivos governos de não pagar aos trabalhadores os valores previstos no seu contrato de trabalho.

Ler Requerimento em PDF

Contra a exploração dos motoristas, PCP promove Audição e Acção Política

motoristaspesados 18O PCP está a distribuir aos motoristas de pesados - passageiros e mercadorias - um comunicado onde aborda duas questões essenciais: a Audição que vai realizar no próximo dia 22 de Maio sobre as alterações que estão a ser negociadas na Europa nas costas dos trabalhadores; as propostas do PCP de alteração à idade da reforma dos motoristas que foram discutidas e votadas na Assembleia da República.

Ler Comunicado em PDF

PCP: Contra a liberalização do sector do táxi, a luta continua!

taxi moderNa sexta-feira passada, o PCP apresentou um projecto de resolução na Assembleia da República sobre «A Modernização do Sector do Táxi» onde avança com um conjunto de propostas que o sector há muito vem avançando perante a indiferença dos sucessivos governos, que têm preferido intervir no sector do táxi a reboque dos interesses e das ordens das multinacionais. A proposta do PCP será discutida na Assembleia da República já na sexta-feira. Entretanto o Presidente da República vetou a Lei da Uber (contra a qual o PCP votara contra) argumentando com os riscos para o táxi da entrada em vigor de um regime paralelo, uma decisão que mereceu já do PCP a edição de uma Nota de Imprensa.

Ler PJR para a Modernização do Sector do Táxi

Ler Nota de Imprensa sobre veto à Lei da Uber

PCP avança com iniciativa legislativa para criar e valorizar a profissão de Técnico de Segurança da Aviação Civil

apa profcondO PCP entregou na Assembleia da República uma proposta de lei destinada à valorização profissional dos Assistentes de Portos e Aeroportos - Aeroportos. Uma proposta que aponta para a criação da profissão de Técnico de Segurança da Aciação Civil, para o reforço das medidas de protecção face às radiações ionizantes, para estabelecer condições de trabalho que salvaguardem a saúde destes trabalhadores.

Ler Projecto de Lei em PDF

ACT: É preciso reprimir eficazmente as violações sistemáticas das multinacionais

act-efectivaO PCP colocou dois requerimentos ao Governo, sobre a Altice e a Portway, onde no fundo aborda a mesma questão: face às graves violações detectadas que fez a ACT para, de facto, punir estas multinacionais? Num caso enoutro está detectada uma situação de assédio sistemático aos trabalhadores com agravantes, que chegam ao ponto de uma das mutinacionais ter ameaçado os trabalhadores com um parecer da ACT que não existia,

Ler Requerimento em PDF sobre a Portway e sobre a Altice

Em defesa dos Assistentes de Portos e Aeroportos

req apasO Grupo Parlamentar do PCP colocou dois requerimentos na Assembleia da República relacionados com os Assistentes de Portos e Aeroportos. Um questionando o Governo sobre as condições de formação e certificação destes profissionais e um outro sobre a repressão de que estão a ser vítimas por parte da multinacional Prossegur.

Ler Requerimento sobre Repressão e sobre Formação em PDF

Avanços e atrasos no Sector Empresarial do Estado: Comunicados para o Metro, a Carris, a CarrisBus, a CP, a IP e a EMEF

see metroNo quadro da campanha «Valorizar o Trabalho e os Trabalhadores», o PCP está a contactar os trabalhadores das empresas públicas do Sector dos Transportes, fazendo o ponto da situação dos avanços registados nos últimos dois anos, fruto da luta dos trabalhadores e da acção política do PCP, e apontando para o que falta fazer, fruto dos compromissos do PS com a política de direita, e que só a intensificação da luta permitirá desbloquear.

Ler Comunicado em PDF: Para o Metro; Para a Carris; Para a CarrisBus; Para a CP; Para a IP; Para a EMEF

Sobre as decisões do Governo relativas ao investimento na Sinalização e Compra de 7 Comboios para o Metro

ni metro investO Sector dos Transportes tornou público uma Nota de Imprensa sobre os investimentos anunciados pelo Governo para o Metropolitano. Uma nota onde se valoriza o investimento, e se critica a forma como esses investimentos estão planeados. Uma nota que ainda destaca o conjunto de medidas urgentes que não estão a ser tomadas e continuam a ser adiadas, nomeadamente no que respeita à contratação de trabalhadores.

Ler o Comunicado em PDF