PCP apoia as justas reivindicações dos trabalhadores da Função Pública: Tribuna da Função Pública

tribuna Maro2017-1O PCP considera justas as reivindicações dos trabalhadores da Administração Pública constantes do caderno reivindicativo da Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública e o Governo PS tem condições políticas para responder positivamente a essas reivindicações dos trabalhadores, nomeadamente:
- aumento imediato dos salários e pensões, congelados desde 2009, de forma a estancar a desvalorização do rendimento do trabalho e a responder ao aumento do Custo de vida e do seu reflexo nas famílias.
- descongelamento da mudança de posição remuneratória congelada desde 2010 e reposicionamento nos escalões da carreira correspondentes aos anos de serviço.
- reposição do corte efectuado em 2010 no pagamento das horas extraordinárias, para todos, com a devida compensação.

Ler documento em PDF

Irregularidades no cumprimento dos direitos dos trabalhadores na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

downloadO PCP teve conhecimento de irregularidades quanto ao cumprimento dos direitos dos trabalhadores na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. O Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas (STFPSSRA) e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) celebraram um Acordo de Empresa (AE) publicado no Boletim de Trabalho e Emprego nº 6, de 15/2/2013.

35 horas na Administração Pública: Uma vitória da luta dos trabalhadores!

Com a luta dos trabalhadores, a acção e iniciativa do PCP, foi possível repor as 35 horas de trabalho na Administração Pública. O PCP apresentou ainda um projecto-lei para que fossem garantidas as 35 horas para todos os trabalhadores da Administração Pública, qualquer que seja o seu vínculo. Proposta chumbada por PS, PSD e CDS-PP. Mesmo assim, a vitória obtida significa a derrota da operação do grande capital, assumida pelo governo PSD/CDS-PP que, ao aumentar o horário de trabalho, pretendia iniciar um processo de aumento da jornada de trabalho para todos os trabalhadores. Pelo contrário, o PCP apela à luta dos trabalhadores pelas 35 horas para todos os trabalhadores do sector público e privado.

Aos trabalhadores da Administração Pública

imagem geralLutar vale a pena!

Honrando os seus compromissos com os trabalhadores e o povo, o PCP luta e lutará para defender, repor e conquistar direitos, combater a exploração e o empobrecimento, reduzir as injustiças sociais! Com a luta persistente e determinada dos trabalhadores, e a acção, intervenção e iniciativa do PCO, estão conseguidos avanços nos direitos roubados

Ver em PDF

Função Pública: 35 horas para todos

201510 cartaz mupi luta confiancaO Tribunal Constitucional (TC) declarou inconstitucional a interferência do governo PSD/CDS na celebração de Acordos Colectivos de Empregador Público (ACEP) com as autarquias locais.

Ler documento em PDF

Apoiamos a CDU, na defesa dos direitos dos trabalhadores da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

SCML092015· Pelo cumprimento do acordo de empresa;
· Contra o aumento da idade da reforma e aposentação;
· Pelo vínculo efectivo dos trabalhadores em situação precária;
· Contra o aumento dos descontos para a ADSE e CGA;
· Pela reposição das progressões nas carreiras (contando, para o efeito, todo o tempo desde a última progressão);
· Contra a precariedade e o aumento dos ritmos de trabalho;
· Pelas 35 horas semanais para todos;
· Contra a facilitação dos despedimentos com o regime de mobilidade/requalificação;
· Pelo respeito à livre contratação colectiva.

Ver em PDF

Apoiantes da CDU no Campus tecnológico e Nuclear do IST

201509 cartaz vota cduDuplicação até ao final da legislatura, do investimento por investigador ETI no sector público. E ainda o recrutamento e formação de 8.500 técnicos auxiliares de apoio à investigação, é apenas uma das propostas da CDU que constam no documento dos seus apoiantes no Campus tecnológico e Nuclear do IST.