Continua a luta na PT - sempre com a solidariedade do PCP!

20171909ptA deputada Rita Rato levou a solidaredade do PCP à concentração de trabalhadores da PT do passado dia 9 de Outubro. Aí expressámos a convicção de que o Governo pode e deve travar a Altice, pode e deve travar a destruição da PT, pode e deve defender os direitos dos trabalhadores da PT. Pode e deve, mas até agora tem-se recusado a romper os laços com o grande capital.

PCP confronta Governo sobre a ilegal continuação dos roubos na EPAL

epal fora da leiNa EPAL, a Administração recusou-se a cumprir o Orçamento de Estado, e continuou a roubar a parte das progressões salariais que o Orçamento de Estado para 2017 manda devolver a partir de Julho. O PCP questionou o Governo, exigindo que esta assuma a sua responsabilidade e garanta o pagamento - com retroactivos - aos trabalhadores do que lhes está a ser roubado.

Ler Requerimento em PDF

Em defesa da PT, dos seus trabalhadores e da soberania nacional!

pt2017 setA Célula do PCP na PT está a distribuir aos trabalhadores um comunicado onde dá conta dos mais recentes desenvolvimentos no processo de luta contra a ofensiva da Altice, nomeadamente a aprovação a 20 de Setembro dos 4 projecto-lei de PCP, PS, BE e PAN que clarificam o Código de Trabalho no que respeita às questões da transmissão de estabelecimento. Um documento onde se dá ainda conta da intervenção de Jerónimo de Sousa na reunião de dia 18/9 com as ORT da PT.

Jerónimo de Sousa com as ORT da PT

20170918 reuniao ort ptO PCP realizou na Assembleia da República uma reunião com os sindicatos e comissão de trabalhadores da PT, sobre a situação e o futuro da empresa e dos seus trabalhadores. A delegação do PCP, dirigida pelo Secretário-Geral do Partido, Jerónimo de Sousa, saudou e valorizou a luta dos trabalhadores da PT reafirmou o compromisso e o empenho dos comunistas na defesa da empresa e dos seus trabalhadores, do emprego com direitos e do respeito pela Lei e Constituição. Na reunião foram abordadas as iniciativas parlamentares do PCP sobre a matéria, salientando-se a importância decisiva da unidade e mobilização dos trabalhadores em defesa dos seus direitos.

Ler Projecto-Lei em PDF

Ver vídeo sobre a Audição em PDF

PCP solidário com a luta dos trabalhadores da PT/MEO contra o assédio praticado pela multinacional Altice

20170817 ptmeoUm conjunto de membros das ORT da PT/MEO estiveram hoje concentrados junto da Presidência do Conselho de Ministros, reclamando que o Governo intervenha para travar as fraudes e os desmandos da Altice, e que utlize os instrumentos do Estado Português para defender os trabalhadores, a empresa e a soberania nacional. A deputada Paula Santos transmitiu a solidariedade do PCP à justa luta destes trabalhadores.

Nas Águas do Tejo Atlântico luta-se por melhores condições de trabalho

20170814 adtaOs trabalhadores da Águas do Tejo Atlântico (AdTA) realizaram uma grande jornada de luta no dia 14 de Agosto: a greve de 24 horas contou com a adesão da quase totalidade dos sectores operacionais, e o plenário à porta da ETAR de Alcantâra juntou cerca de 50 trabalhadores, que decidiram dar um novo prazo à administração para atender às justas reivindicações dos trabalhadores (regularização das relações laborais, aumentos salariais, contratação colectiva) e marcaram novo plenário para Setembro. O PCP esteve presente e expressou a sua solidariedade com a justa luta dos trabalhadores da AdTA.

Comunicado da Célula dos CTT: É preciso renacionalizar!

05082017cttA Célula do PCP nos CTT está a distribuir um comunicado onde informa os trabalhadores da proposta apresentada pelo Grupo Parlamentar do PCP que aponta para a necessidade da renacionalização dos CTT. Paralelamente, a célula alerta os trabalhadores para o conteúdo do projecto de resolução do BE, que ao pretender retirar aos CTT o serviço público só pode ser rotulado de perigoso e merecer a firme oposição do PCP.

Ler Comunicado em PDF

PCP apresenta iniciativa parlamentar para iniciar processo de renacionalização dos CTT

renacionalizar cttFace à degradação do serviço público, face à degradação da empresa, e antes que seja demasiado tarde, o PCP defende que o Governo inicie o processo de renacionalização dos CTT, para o que apresentou na Assembleia da República um projecto de resolução nesse sentido.

Ler Projecto de Resolução em PDF

A luta é o caminho para travar a Altice!

20170801ptmeoA Célula do PCP na PT iniciou hoje a distribuição aos trabalhadores de um Comunicado onde se saúda a luta de 21 de Julho, se reforça a convicção de que a Altice pode ser travada, se reafirma que o Estado português tem todas ferramentas necessárias para intervir, o que lhe falta é vontade de o fazer, e se aponta para a necessidade de continuar a lutar. Paralelamente, a Célula informa os trabalhadores do projecto de resolução colocado pelo PCP na AR sobre a PT.

Nova reunião com as ORT da PT aprofunda discussão sobre o Código do Trabalho

20170726audicao ptO PCP realizou uma nova reunião com as ORT da PT, desta vez centrada no aprofundar da discussão sobre o Código de Trabalho à luz da utilização fraudulenta pela Altice dos artigos sobre a Transmissão de Estabelecimentos. O PCP sublinhou que o assédio e a fraude que a Altice está a cometer é já punida pela lei, não sendo para tal necessário rever o código. A necessidade de rever o código coloca-se para reforçar a defesa da contratação colectiva e para clarificar algumas matérias - que os tribunais têm reconhecido - como o direito de oposição e suas consequências. O PCP reafirmou o seu compromisso de contribuir para as necessárias clarificações, de construir soluções efectivas e não cosméticas, e de enviar as propostas às ORT antes de as apresentar no plenário.