Centro de Saúde de Belas encerrado, CDU apela à luta em defesa do Serviço Nacional de Saúde

No passado dia 13 de Janeiro encerrou o Centro de Saúde de Belas (concelho de Sintra). A CDU apela à luta da população em defesa do acesso a cuidados de saúde de qualidade, denunciando que este encerramento deixa explica as razões para que PS/PSD/CDS-PP, a nível nacional e local, nunca terem tomado as necessárias medidas para impedir a degradação contínua deste equipamento essencial às populações.

 


EM LUTA PELA DEFESA DO
SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE
 
NO DIA 13 DE JANEIRO ENCERROU
O CENTRO DE SAÚDE DE BELAS
 
Ao longo dos anos, o Centro de Saúde de Belas tinha vindo a degradar-se sem que os responsáveis políticos a nível nacional e local – PS, PSD e CDS, tivessem tomado qualquer medida tendente a minimizar essa mesma degradação.

A razão dessa incúria foi finalmente desvendada: Tiraram-nos o Centro de Saúde!

Sem demonstrarem a menor preocupação para com os utentes, as entidades oficiais transferiram os serviços do Centro de Saúde de Belas para Monte Abraão e encerraram o Centro de Saúde de Belas.

Da enorme quantidade de utentes afetados com esta medida, fazem parte uma elevada percentagem de idosos, reformados e pensionistas, o que apenas confirma a forma como este governo mal trata, desconsidera e rouba escandalosamente, tudo o que são direitos desse escalão social e etário.

Sem transporte público direto para as instalações do Centro de Saúde de Monte Abraão, a população de Belas fica condicionada para aceder aos cuidados de saúde primários que são prestados nos Centros de Saúde.
 
Quem não disponha de transporte próprio, ou possua qualquer outra dificuldade de locomoção, vê o seu direito à prestação de cuidados de saúde altamente dificultada.

Não o podemos aceitar!
 
A CDU, apela à população de Belas que promova uma justa luta pelo direito e acesso à prestação de cuidados de saúde;
 
A CDU está, como sempre esteve, ao lado das populações nesta luta e é contra o encerramento do Centro de Saúde de Belas;
 
A CDU, continuará a lutar e a propor, nos órgãos competentes, a construção de um novo Centro de Saúde em Belas;
 
A CDU está atenta e exige que sejam cumpridas as promessas feitas, na Assembleia Municipal, pelos responsáveis autárquicos locais.
 
CDU Belas - Janeiro de 2014