Propostas da CDU para o Orçamento de 2008

Propostas da CDU consideradas e excluídas para o Orçamento de 2008



Propostas da CDU incluídas no Orçamento para 2008

- Criação de um objectivo/ código denominado por “programa de eliminação de barreiras arquitectónicas”, com dotação plurianual para o efeito, em que para o ano de 2008 deve ser dotado de verbas para o reperfilamento dos passeios e eliminação de obstáculos na Estrada da Arcena, reparação dos passeios no núcleo antigo de Alhandra, reperfilamento e remoção de obstáculos em passeios de Vila Franca de Xira com incidência imediata na Rua 1º Dezembro e na zona do ecoponto situado no entroncamento da rua Serpa Pinto com Av. Combatentes da Grande Guerra. Para os anos seguintes esta intervenção deverá ser alargada a outras freguesias, como o caso urgente da zona da Junta de Freguesia de Vialonga, núcleo histórico da Póvoa de Santa Iria, entre outros. No entanto só estão previstos 50.000€ para esta rubrica o que é manifestamente insuficiente.

- Acções plurianuais de revitalização na Rua Palha Blanco na Castanheira do Ribatejo, em complemento ao estudo de salvaguarda do núcleo antigo da Castanheira do Ribatejo previsto no código 03/01/01/013, com incidência imediata sobre as habitações devolutas.

- Implementação do PROQUAL, com prioridade para a execução de parque(s) de estacionamento no Bom Sucesso, canalizando eventualmente as verbas previstas no código 02/01/04/005 para concretização de tal objectivo. No entanto o parque de estacionamento prometido era de 500 lugares e a solução proposta não albergará mais de 40 viaturas.

- Reforço das verbas para as variantes a Alverca e a Vila Franca de Xira, visando não só o seu estudo, mas também a sua execução, com carácter urgente e prioritário, uma vez que as alternativas à circulação são manifestamente insuficientes às estruturas actuais e às conhecidas pretensões futuras.

- A repavimentação das principais artérias do Adarse.
- Reconstrução de sistema de drenagem, qualificação paisagística com respectiva contenção de terras no talude da Rua 9 de Agosto em Alverca.

- Tanque de retenção de areias nas linhas de água da Quinta dos Anjos.

- Requalificação urbana na envolvente à EBJI Norte (jardim parque com áreas verdes, equipamentos de lazer, ringue multidesportos e ciclo via), na Póvoa de Santa Iria.

- Reabilitação do património histórico edificado, através de intervenções prioritárias em locais ameaçados pela degradação ou ruína como a construção de acesso poente ao parque público da - Quinta da Piedade (incluindo rampas pedonais laterais e arranjo dessa zona através de anfiteatro e miradouro superior).

- Reconstrução do polidesportivo das Cachoeiras com instalação de cobertura.


Propostas da CDU excluídas do Orçamento para 2008

- Reforço de rubricas para concretização das acções previstas nos planos de mobilidade uma vez que a dotação de 100€ é insignificante, visando a continuidade dos passeios e duplicação da via entre Alverca e o Sobralinho, a construção de interface em Vila Franca de Xira, o aumento da capacidade do interface de Alverca, a melhoria de condições de estacionamento na envolvente à estação ferroviária da Póvoa de Santa Iria, e a construção da estrada intermunicipal que ligue por fora dos bairros dos Quintais e das Bragadas ao nó de acesso à A1 em Santa Iria da Azóia.

- Acções plurianuais de revitalização na Rua Palha Blanco na Castanheira do Ribatejo, com incidência imediata sobre as situações de risco eminente e sobre casos de insalubridade.

- Duplicação da via no troço do túnel de Vialonga à Quinta da Piedade.

- Cobertura do polidesportivo da Calhandriz.

- Construção da bacia de retenção (artificial) na Granja.

- Requalificação urbana nos bairros do Brejo (zonas verdes, espaço público, áreas de lazer e polidesportivo) e Quinta da Vala (zonas verdes, espaço público e estacionamento), em Alverca do Ribatejo.

- Construção de rotundas na variante de Vialonga, designadamente: cruzamento de Alpriate, Morgado, estrada do túnel e Caniços.

- Projecto e obra do Parque de Feiras, Exposições e Lazer de Alverca do Ribatejo.

- Construção de rotundas na Póvoa de Santa Iria, designadamente: Rua António França Borges e Avenida Vicente Afonso Valente.

- Desenvolvimento de projecto e obra para circular externa a Á-dos-Loucos e à Calhandriz através do Mato da Cruz.

- Reformulação do “ramal”, nó de entrada da Calhandriz, e dos entroncamentos que servem a localidades de Á-dos-Melros e do Estacal.

- Requalificação paisagística da zona ribeirinha do Adarse, da Vala do Carregado e da zona Sul ao cais 14 em Alhandra.

- Reconstrução da estrada do Pereiro na Calhandriz.

- Conclusão do loteamento municipal da Póvoa de Santa Iria com a construção do polidesportivo dos Caniços, das instalações do Clube Académico de Desportos e do mercado municipal.

- Reabilitação do Teatro Salvador Marques em Alhandra.

- Reabilitação da Fonte da Caeira em Á-dos-Loucos.

- Relançamento da Xira Jovem.