Lourinhã: Debater os problemas da política de direita a nível nacional e local, Intervir em defesa da população

No passado domingo, dia 8 de Fevreiro, realizou-se na Lourinhã uma reunião plenária da Organização do PCP. O debate incidiu sobre os problemas da política de direita nacional e local que afectam a vida dos trabalhadores e das populações. No que respeita à política local, no Concelho da Lourinhã, foi referida a importância da intervenção da CDU nas autarquias, para a defesa dos interesses dos moradores, dos munícipes e fregueses.

Como resultado desse debate foi concluído que os principais problemas, e sobre os quais a CDU tem intervindo são os da defesa do Ambiente que envolvem o Planalto das Cesaredas e o perigo para as Águas do Vimeiro, a drenagem das aguas pluviais, leitos das ribeiras e as cheias e os da Orla Costeira.

No campo da Saúde, mais directamente da responsabilidade do Governo, foram analisados os problemas sentidos pela população da Lourinhã donde se destaca a falta de médicos, a escassez e as dificuldades de acesso aos postos de saúde e os preços dos medicamentos. Está a ser distribuído um comunicado sobre o Serviço Nacional de Saúde denunciando estes e outros problemas.

Foram também apontados vários problemas das escolas e da falta de oferta de actividades culturais em especial nas freguesias.

No âmbito das actividades económicas, foram debatidos problemas da Agricultura, escoamento e comercialização, e a exploração feita pelas grandes superfícies, quer aos produtores quer também aos seus trabalhadores. O PCP está a distribuir um comunicado sobre este assunto.

Os militantes comunistas presentes referiram ainda problemas como: a necessidade de maior apoio aos residentes que recentemente vieram morar na Lourinhã, a necessidade de combater os preconceitos anticomunistas e de mostrar o importante papel que os comunistas têm tido no combate a políticas que afectam as pessoas e na apresentação de propostas alternativas como tem sido o exemplo da CDU nas autarquias.

Referiu-se com exemplos o papel da Comunicação Social que esconde a importante actividade dos comunistas. Por isso foi mostrada a importância da leitura do Jornal Avante.

No final foram aprovadas propostas para a realização de um Almoço comemorativo do Aniversário do PCP a realizar em Reguengo Grande no dia 15 de Março.

Foram ainda aprovadas propostas para a realização de uma Assembleia da Organização do PCP na Lourinhã e de um Plenário da CDU.