PCP vota contra Plano de pormenor para a Quinta dos Ingleses, em Carcavelos

quinta inglesesO PCP votou contra o Plano de Pormenor do Espaço de Reestruturação Urbanística de Carcavelos Sul - Quinta dos Ingleses, na assembleia municipal de Cascais, na reunião de 27 de Maio. A proposta passou com os votos do PSD/CDS-PP, um projecto que desde sempre teve contestação popular, não serve os interesses da população de Carcavelos e do concelho de Cascais, a ser construído tem grandes impactos ambientais, destruindo a mancha de mata e aumenta a construção de edificios em altura em cima do mar.

 

Intervenção de António Lemos, eleito do PCP na  Assembleia Municipal de Cascais

reunião de 27 de Maio de 2014.

 

A Câmara de Cascais elevada às pessoas!

“Podem-se enganar a todos por algum tempo; Podem-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” ―Abraham Lincoln.

Ao Senhor presidente da Câmara Municipal de Cascais, aos senhores deputados da maioria PSD/CDS, a máscara caiu!

Se dúvidas houvesse a vossa acérrima defesa do Plano de Pormenor do Espaço de Reestruturação Urbanística de Carcavelos Sul é disso prova.

Onde colocaram os senhores a tão proclamada elevação das pessoas?

O Senhor Presidente da Câmara Municipal de Cascais foi eleito para defender os interesses dos cidadãos de Cascais essa seria a espectativa de quem o elegeu.

Mas ao contrário disso o senhor Presidente Carlos Carreiras colocou-se ao lado do grande capital da especulação imobiliária, contra a vontade do povo nomeadamente contra a vontade dos cidadãos que habitam, trabalham, que vivem em Carcavelos.

O Senhor Presidente, preferiu apoiar e dar voz ao poder económico em detrimento de cumprir a vontade dos cidadãos de Cascais designadamente dos cidadãos de Carcavelos e defender aquela que é a maior mancha verde junto da orla costeira entre Cascais e Lisboa.

Senhor presidente senhores deputados, assistimos nos últimos meses a um teatro em que a peça apresentada se poderia chamar “vamos fazer de conta”.

Vamos fazer de conta que o PPERUCS é um bom Plano de Pormenor para Carcavelos,
Vamos fazer de conta que vai haver discussão pública.
Vamos fazer de conta que vamos aceitar as opiniões dos cidadãos
Vamos fazer de conta que vamos alterar o PPERUCS

A vossa política de faz de conta não enganou os cidadãos de Cascais, não enganou os munícipes de Carcavelos.

Os senhores assumiram claramente a vossa propensão neoliberal quer na vossa obsessão de tudo privatizar quer na vossa colagem á especulação imobiliária.

Ignoram por completo a vontade dos cidadãos!

É verdade que as responsabilidades da aprovação em Câmara é transversal uma vez que as maiorias quer do PS, quer do PSD/CDS que ao longo dos anos têm governado a Câmara de Cascais aprovaram sempre os planos de pormenor de Carcavelos Sul.

Devem por isso mesmo assumir as vossas responsabilidades.

Pelo contrário a Assembleia Municipal enquanto órgão do poder autárquico em Cascais chumbou sempre que foi chamada a votar todos os planos de pormenor para Carcavelos sul.

Hoje 40 anos depois da Revolução de 25 de Abril, 40 anos depois da implantação da democracia e do poder local democrático o presidente da Câmara de Cascais detentor do poder politico no concelho, pura e simplesmente se verga e se submete ao poder económico ao poder do capital ao poder dos especuladores imobiliários.

Senhor presidente, senhores deputados, os cidadãos de Cascais também têm direitos, e o poder em democracia reside no povo!

O que aqui se decidir hoje através do voto ficará para a história da Vila de Cascais.
E a história registará a traição dos que Hoje aqui na casa da Democracia de Cascais votarem favoravelmente este projecto.

A história registará a inaceitável traição aos cidadãos de Cascais principalmente aos Munícipes de Carcavelos que nos elegeram.

A CDU votará contra o Plano de Pormenor do Espaço de Reestruturação Urbanística de Carcavelos Sul, e muito gostaríamos que as senhoras e os senhores deputados de todas as bancadas se colocassem ao lado dos cidadãos que os elegeram e aqui representam e todos, mas todos votassem contra este Plano de Pormenor para Carcavelos.

Essa é a vontade expressa, das mais variadas formas, pelos cidadãos de Cascais.

Nós os deputados da CDU vamos defender a vontade popular, a vontade dos cidadãos com as armas que temos na mão, as armas da democracia, os votos!

Como diria o poeta cantor da revolução “o povo é quem mais ordena dentro de ti ó cidade”!
Disse!
Pelo Grupo Municipal da CDU - António Lemos
Cascais, 27 de Maio de 2014