Não ao encerramento das extensões do Centro de Saúdfe do Cadaval

Nota à Comunicação Social


NÃO AO ENCERRAMENTO DAS EXTENSÕES DO CENTRO DE SAÚDE DO CADAVAL NAS FREGUESIAS DE PERAL, PAINHO E VERMELHA

O Governo PS continua a desenvolver uma política visando o encerramento dos Serviços de Atendimento Permanente e extensões de saúde, completamente insensível aos prejuízos criados às populações.

Foi agora anunciado o encerramento de 3 extensões de saúde no Concelho do Cadaval: Vermelha, Painho e Barreiras (Freguesia do Peral).

Em vez de se avançar decisivamente na construção do Centro de Saúde do Cadaval, cuja inauguração esteve anunciada para Junho de 2006, o Governo opta por encerrar os serviços de proximidade ignorando o facto da maioria dos utentes serem idosos e não existirem transportes públicos para ligação entre as aldeias e o posto de destino.

O PCP salienta ainda o carácter particular da extensão do Painho, a funcionar em parceria com a Associação Desportiva e Cultural do Painho, sendo esta que assegura a manutenção e apoio através de uma funcionária com formação adequada.

O PCP pronuncia-se contra este encerramento e defende a manutenção do seu funcionamento. É inaceitável! O PCP, que há muito tempo critica e combate a estas políticas, tomará todas as medidas que estiverem ao seu alcance para que este Serviço se mantenha em funcionamento e apela à população destas Freguesias para que lute e resista a mais esta medida deste Governo. Desde já, através da colocação de faixas juntos às extensões condenando esta atitude a sensibilizando a população através da distribuição de um comunicado à população o PCP toma uma posição clara conta esta decisão governamental.

Tem sido a luta desenvolvida pela população do Concelho que tem impedido o encerramento do Centro de Saúde do Cadaval no período nocturno pelo que só com a luta das populações é possível impedir o fecho destas extensões de saúde!

Cadaval, 20 de Janeiro de 2007
A Comissão Concelhia do Cadaval do PCP