Estranhas decisões da Câmara da Amadora quanto à limpeza da Cova da Moura

A Câmara Municipal Amadora retira responsabilidade da limpeza do Bairro da Cova da Moura à Junta de Freguesia da Buraca e desresponsabiliza-se das suas obrigações. A Câmara da Amadora aprovou, na sua reunião de 2008/10/22, uma proposta que visa transferir a limpeza da Cova da Moura para a Associação de Moradores do Alto da Cova da Moura. Trata-se de uma medida que visa desresponsabilizar a Câmara duma obrigação que tem atribuído por lei e colocá-la às costas duma Associação prestigiada mas sem qualquer experiência nesta área.
Estranhas decisões da Câmara da Amadora quanto à limpeza da Cova da Moura

A Câmara Municipal Amadora retira responsabilidade da limpeza do Bairro da Cova da Moura à Junta de Freguesia da Buraca e desresponsabiliza-se das suas obrigações.

A Câmara da Amadora aprovou, na sua reunião de 2008/10/22, uma proposta que visa transferir a limpeza da Cova da Moura para a Associação de Moradores do Alto da Cova da Moura. Trata-se de uma medida que visa desresponsabilizar a Câmara duma obrigação que tem atribuído por lei e colocá-la às costas duma Associação prestigiada mas sem qualquer experiência nesta área.
 
Pergunta-se: qual o motivo para retirar a responsabilidade a Junta de Freguesia da Buraca que tem um protocolo descentralização com a Câmara para assegurar a limpeza na Freguesia da Buraca?
 
Como também se pergunta: por que razão a Junta de Freguesia da Buraca e mesmo da Damaia são marginalizadas nesta questão?
 
São perguntas que têm que ter resposta…

Acresce ainda que o Sr. Presidente da Câmara e a maioria PS, servindo-se da boa vontade duma Associação respeitada no Bairro mas sem vocação para estas atribuições e sem pessoal ao seu serviço, cria-lhe um dilema, obriga a transformar-se em Empresa e a ter um quadro de pessoal fixo. Pois não acreditamos que a Câmara Municipal da Amadora faça este tipo de protocolos convidando as Associações a desrespeitarem o “código de trabalho” tão diligentemente aprovado pelo Partido Socialista na Assembleia da República. Com estes esquemas o PS tenta  tapar tudo o que não tem feito na Cova da Moura e assim minimizar o descontentamento da população face ao desprezo da Câmara para com aquele Bairro.
 
Qual o motivo para não responder as questões que os moradores têm vindo a colocar, tais como: para quando a requalificação da Cova da Moura e qual o motivo porque a população do Bairro continua a margem das decisões?
Os Moradores e as Associações só servem para trabalhar? Não servem para participar nas decisões? Porquê?
 
Será que os trabalhadores que têm esta tarefa serão despedidos? A estrutura sindical no mínimo deveria ser consultada.
 
Ou talvez não exista equipa de limpeza para o Bairro, o que seria uma irresponsabilidade quer da Junta de Freguesia quer da Câmara.
 
A CDU está frontalmente contra esta forma de fazer politica do PS na Câmara, que se agarra a uma maioria absoluta para, de uma forma arrogante dizer «eu, quero, posso e mando»…
 
Os Vereadores da CDU propuseram que este assunto fosse descentralizado para a Junta de Freguesia da Buraca, o que foi rejeitado pelo Presidente da Câmara.
 
Face a esta situação, os Vereadores da CDU, votaram contra a proposta e estão contra esta forma de trabalho e de desrespeito pela população

A população da Buraca e os trabalhadores da autarquia podem contar com a CDU como sempre contaram para defender os seus interesses.

A alternativa existe e constrói-se com a CDU
 

Amadora, 23 de Outubro de 2008