Moção pela Implementação do Suplemento de Insalubridade, Penosidade e Risco na Administração Local

A actual situação que vivemos, veio evidenciar a importância dos serviços públicos e dos seus trabalhadores nas respostas às necessidades das populações.

Diariamente milhares de trabalhadores da administração local asseguram os serviços essenciais às populações, salvaguardando a saúde pública, respostas sociais e a continuidade da qualidade de vida da população.

 

Estes trabalhadores prestam o seu serviço expondo-se a riscos acrescidos sem qualquer compensação suplementar.

 

A regulamentação e aplicação do Suplemento de Insalubridade, Penosidade e Risco é há muito uma justa aspiração dos trabalhadores da Administração Local (Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia) que apesar de prevista e reafirmada no quadro legal, nomeadamente na Lei Geral de Trabalho em Funções Públicas, tarda em ver a sua aplicação efectivada.

 

No passado dia 30 de Junho de 2020 a bancada da CDU apresentou na Assembleia de Freguesia da Mina de Água uma moção saudando todos os trabalhadores que diariamente prestam serviços essenciais às populações e exigindo ao governo e à Assembleia da República a aplicação do Suplemento de Insalubridade, Penosidade e Risco, aos trabalhadores da Administração Local.

Attachments:
Download this file (Moção cdu insalubridade e risco.pdf)Moção da bancada CDU

Freguesia da Encosta do Sol: Centro de Saúde

À POPULAÇÃO 

da Freguesia da Encosta do Sol

Aos Órgãos da comunicação Social

 

2ªfeira, dia 15 de Junho pelas 10h30 junto às instalações do Centro de Saúde, a CDU da Freguesia da Encosta do Sol convida e apela à população para se manifestar sobre a deplorável situação em que se encontra o Centro de Saúde da freguesia.

 

O Centro de Saúde é uma conquista da luta da população e da gestão CDU na freguesia e no concelho. Hoje, está sujeito ao abandono no que respeita à manutenção e conservação das suas instalações. Uma parte importante das suas instalações estão encerradas por ameaçarem ruir. Desde a sua construção que as paredes não conheceram qualquer pintura e para cúmulo desta “desgraça” à sua volta cresce o mato e o lixo amontoa-se perigosamente, ratos e outras pragas ameaçam a saúde dos utentes e dos seus trabalhadores.

 

A Câmara Municipal da Amadora é hoje, porque assumiu essa descentralização, a responsável por esta situação e por resolver este problema.

 

É imperioso que de imediato se intervenha na limpeza e nas obras necessárias e a médio prazo se avance para a construção de um novo Centro de Saúde com todas as condições, valências e dignidade para a população.

 

Por isso dia 15 de Junho (segunda-feira) pelas 10h 30m, junto ao Centro de Saúde, vamos manifestar a nossa indignação, denunciar e reclamar os nossos direitos. 

 

Comunicado da Comissão Concelhia da Amadora - Sobre a situação no concelho da Amadora nos últimos desenvolvimentos de pandemia

logotipos-pcp 1A Comissão Concelhia da Amadora do PCP, nesta hora de grandes incertezas e perigos face à calamidade que se abate , em todo o mundo, com a pandemia COVID 19, saúda todos os trabalhadores: profissionais de saúde, trabalhadores das Autarquias- Câmara, Juntas de Freguesia e Serviços Municipalizados, Bombeiros, de instituições sociais, dos agentes das Forças de Segurança e muitos outros que no dia a dia asseguram os serviços essenciais à vida da população, pela sua abnegada dedicação, esforço e coragem.

ler aqui comunicado completo!

CDU apresenta proposta na Câmara Municipal da Amadora para a compra do património do Estrela da Amadora

A CDU, através da sua vereação na Câmara Municipal, apresentou hoje, a proposta de aquisição de todo o património insolvente do Estrela da Amadora, cabendo à Câmara Municipal acionar o direito de preferência que a lei lhe confere.

 

Na Amadora, a CDU já apresentou por diversas vezes a proposta da criação de uma “Cidade Desportiva“ nesta área do concelho, mantendo todo o complexo desportivo (Reboleira) incluindo igualmente a aquisição dos pavilhões da Académica da Amadora (também património em posse de uma administração da massa falida).

 

O acesso de todos os cidadãos à prática desportiva, constitui um elemento indispensável à melhoria da saúde e da qualidade de vida, à afirmação de capacidades, de todos quantos passaram a fruir uma prática social e cultural.

 

A CDU nas autarquias pugna e fomenta uma politica democrática que se afirma com o conceito de “Desporto para todos”.

 

Leia o comunicado e a proposta entregue pela CDU à Câmara Municipal da Amadora.

A Quinta da Lage esteve, uma vez mais, isolada pelo fogo

Festa Popular da Damaia 2019

Foi a terceira vez em quinze dias, sendo a primeira na semana passada com um incêndio na entrada sul, numa zona de mato alto e seco que circunda o Bairro e vem até às habitações, seguido de um segundo reacendimento que consumiu parte de uma habitação e ontem um novo incêndio na parte norte, na encosta da Brandoa que cercou o Bairro numa frente de fogo perigosa.

 

A Quinta da Lage é um bairro fragilizado a todos os níveis, desde logo pelo abandono a que tem sido votado pela autarquia PS, que não cuida da segurança e protecção dos seus moradores, não efectuando, como lhe compete, a limpeza regular e remoção de lixo dentro do Bairro há vários meses, contribuindo, dessa forma, para uma crescente e insuportável insalubridade, depauperando as condições de vida de quem ali habita. Pior ainda, os matos, que circundam o bairro atingem nalguns sítios, mais de dois metros de altura e estrangulam-no, num perigoso abraço que coloca em risco os bens e a vida de quem ali mora.

 

Tudo isto ocorre quando esta população é confrontada com demolições das suas casas tendo como objectivo o de acabar com este bairro, sem soluções para quem lá vive.

 

Leia o comunicado da CDU Amadora sobre os fogos na Quinta da Lage.

 

Continuar...

Câmara e Junta de Freguesia do PS encerram Estação dos CTT da Venda Nova

Trabalhadores dos CTT procedem à retirada de equipamentos das instalações

"Ignóbil"

 

Enquanto os trabalhadores dos CTT procederam à retirada de equipamentos das instalações, a vereadora na Câmara da Amadora e candidata do PCP à Assembleia da República, Isabel Rosa interveio, não apenas na denuncia desta ignóbil postura da Presidente da Câmara Municipal e da Presidente da Junta de Freguesia da Falagueira Venda Nova, como na necessidade de continuar a luta pela reabertura da Estação dos CTT, que passa também pela renacionalização desta empresa de crucial interesse para o País e para as populações e isso também depende do resultado das próximas eleições para a Assembleia da República.

 

Falou igualmente o 1º subscritor do abaixo assinado que decorre junto da população e que atingiu, nesta data, cerca de 800 assinaturas e que será objecto de uma iniciativa de entrega aos órgãos competentes exigindo a Estação dos Correios na Venda Nova, Amadora.

 

Dirigentes Sindicais também intervieram no mesmo sentido e na defesa dos interesses e direitos dos trabalhadores dos CTT.

Continuar...

Festa da popular na Damaia

Festa Popular da Damaia 2019

No passado dia 7 de Julho concretizou-se a bonita Festa Popular na Damaia, com comes e bebes, com várias bancas e uma exposição sobre a Revolução de 25 de Abril.

 

Realizou-se um comício que contou com a presença da camarada Fernanda Mateus membro da comissão política do Comité Central do PCP e uma intervenção concelhia do camarada António Magalhães.

 

Festa de grande convívio e luta!

 

Continuar...