Em defesa dos Assistentes de Portos e Aeroportos

req apasO Grupo Parlamentar do PCP colocou dois requerimentos na Assembleia da República relacionados com os Assistentes de Portos e Aeroportos. Um questionando o Governo sobre as condições de formação e certificação destes profissionais e um outro sobre a repressão de que estão a ser vítimas por parte da multinacional Prossegur.

Ler Requerimento sobre Repressão e sobre Formação em PDF

Também nas Lojas Francas a luta é o caminho!

lfp2018A Célula do Partido no Aeroporto de Lisboa está a distribuir um comunicado aos trabalhadores das Lojas Francas onde se alerta que a luta é o caminho para melhorar os salários e dignificar os horários.

Ler Comunicado em PDF

PCP com os trabalhadores da Ryanair: «Sois um exemplo que o próprio Estado deveria seguir»

20180329 ryanairNa passada 5ª Feira, o deputado do PCP Bruno Dias reuniu com os trabalhadores da Ryanair em greve, na sede do seu Sindicato (o SNPVAC). Uma reunião onde o PCP transmitiu o requerimento que havia colocado logo de manhã exigindo a intervenção da ACT (que veio a concretizar-se durante a tarde) face às grosseiras violações da lei da greve por parte da multinacional. Uma reunião (na foto) na qual o PCP saudou os tripulantes em luta, numa greve histórica por ser a primeira e pelo indice de adesão alcançado, e sublinhou o quanto seria importante que o próprio Estado português se libertasse da submissão às multinacionais, construindo um caminho de desenvolvimento nacional soberano e digno, e fazendo respeitar a Constituição e os direitos que ela consagra.

Ler Requerimento de 29/03 em PDF

PCP exige que Governo obrigue Ryanair a respeitar a lei!

req ryanairgreveRealiza-se hoje a primeira greve dos tripulantes portugueses da Ryanair. Exigem que a multinacional respeite os seus direitos e a legislação nacional. Enfrentam o assédio de um patronato que tudo e todos ameaça para manter os seus níveis de lucro, ameaçando não apenas os trabalhadores mas inclusive o próprio Estado português. O PCP confrontou na Assembleia da República o Governo com a sua cumplicidade com a multinacional exigindo-lhe uma outra postura.

Falência da Monarch: PCP questiona sobre custos para Portugal

monarchO PCP questionou o Governo sobre o processo de insolvência da «low-cost» Monarch, sobre os prejuízos causados à economia nacional (fala-se de divídas de milhões às unidades hoteleiras) e aos passageiros, e sobre as medidas tomadas para defender passageiros e empresas e dos custos dessas medidas para o Estado. Tendo em conta os aspectos de fraude que o modelo «low-cost» incorpora, o PCP questiona ainda que medidas estão a ser ponderadas para evitar os custos de novas insolvências que se avizinham e para combater este modelo.

Ler Requerimento em PDF

PCP solidário com a luta dos Assistentes de Portos e Aeroportos

25062017greveapaO PCP esteve, este Domingo, na concentração realizada no Aeroporto de Lisboa no quadro da justa luta dos trabalhadores Assistentes de Portos e Aeroportos (foto). Na ocasião, o deputado Bruno Dias reiterou a critica aos serviços m+inimos ilegais uma vez mais colocados pelo Governo e sublinhou a justeza de uma luta que se dirige a melhorar as condições de trabalho destes trabalhadores, essenciais ao funcionamento dos Portos e Aeroportos, mas vítimas de uma sobre-exploração por parte das multinacionais a quem o Estado Português subcontratou estes servços. O PCPcomprometeu-se a, mais uma vez, levar esta justa luta à Assembleia da República,

Trabalhadores da Portway realizam greve e concentração no Aeroporto de Lisboa

mini-20141005 091214Os trabalhadores da Portway (empresa de handling da multinacional Vinci adquirida com a apropriação da ANA) realizaram hoje uma importante jornada de luta, com greve e  concentrações que registaram importantes níveis de adesão. O PCP esteve presente na Concentração do Aeroporto de Lisboa, onde saudou a justa luta dos trabalhadores - contra a discriminação salarial e pelo aumento de salários, em defesa da contratação colectiva e do respeito dos direitos, como as férias e a justa retribuição do trabalho suplementar. O deputado Bruno Dias assumiu o compromisso de levar as justas reivindicações dos trabalhadores à Assembleia da República.

Ex-trabalhadores da Airpass exigem pagamento de salários em atraso

airpassOs ex-trabalhadores da Airpass realizaram hoje uma jornada de luta exigindo o pagamento dos salários em atraso. A acção iniciou-se em Belém e terminou numa concentração junto à Embaixada da Noruega, cuja vice-cônsul, Marianne Virke, é o patrão que assim explora os trabalhadores.
O Sector dos Transportes do PCP, expressando a activa solidariedade com a luta destes trabalhadores, exige que o triste exemplo da Airpass sirva para a mudança de rumo no handling, com o fim da proliferação do trabalho precário e da sub-contratação e pelo alargamento dos quadros das empresas SPDH e Portway.

Só a luta dos trabalhadores defenderá o futuro das Lojas Francas e dos seus trabalhadores

mini-lfpwebEm comunicado aos trabalhadores das LFP, o PCP alerta para os perigos que a privatização do Grupo TAP e do Grupo ANA trazem ao futuro dos seus postos de trabalho face aos objectivos dos capitalistas que pretendem apropriar-se do sector. E alerta-os ainda para a dimensão do roubo que querem fazer abater-se sobre os seus salários em 2013. Razões mais que suficientes para uma forte adesão à greve geral de 14 de Novembro.

Ler Comunicado em PDF

PCP com os trabalhadores das Lojas Francas contra os roubos e a exploração

mini-lfp2012agoEm comunicado aos trabalhadores das Lojas Francas de Portugal o PCP dá conta de dois requerimentos que entregou na Assembleia da República contra o roubo nos salários que os trabalhadores estão a sofrer e contra as revistas ilegais aos trabalhadores que a Empresa está a tentar implementar. Requerimentos onde o PCP exigia do Governo o cumprimento da lei, mas, tal como alerta no Comunicado, só pela unidade e luta dos trabalhadores das Lojas Francas tal poderá ser assegurado!