Foi aprovada a recomendação dos eleitos do PCP na AML defendendo o direito à habitação condigna para todos

 

habitação morariaSem ignorar as responsabilidades que neste domínio cabem ao Estado central – e cujo cumprimento cabal a CML deve continuadamente reivindicar - as políticas municipais de habitação podem e devem contribuir para criar condições de acesso à habitação que permitam fixar população residente, atrair alguns dos que nos últimos anos saíram de Lisboa por falta dessas condições, mas também dar resposta às necessidades das famílias de mais baixos rendimentos.

Continuar...

Almoço convívio do 98º Aniversário do PCP

Almoço 98 anos do PCPA comissão de freguesia do PCP de Santa Maria Maior , realizou no passado sábado dia 6 Abril, um almoço/convívio, comemorativo do 98º Aniversário do Partido.

Esta iniciativa contou com a presença do camarada Gonçalo Tomé do Comité Central, que na sua intervenção assinalou os 98 anos de vida do Partido, da sua luta ,da necessidade do seu reforço de forma a garantir uma maior e melhor intervenção, ou seja a melhor cumprir o seu papel.

Em troca de opiniões realizada posteriormente, assumiu particular relevo os problemas ligados com a habitação, os despejos, a descaracterização social acelerada da freguesia e a falta de interesse dos poderes públicos em responder eficazmente aos problemas da população

Protesto contra a EMEL nos Olivais

Protesto contra acção da EMELNa passada 6ª feira, dia 5 de Abril, os moradores dos Olivais levaram a cabo, frente ao edifício da Junta de freguesia, uma concentração de protesto contra a entrada da EMEL nos Olivais.

Os cerca de 200 moradores presentes disseram claramente à Junta de Freguesia dos Olivais e à Câmara Municipal de Lisboa que não estão de acordo com a imposição da tarifação do estacionamento para os residentes na freguesia, mesmo considerando a necessidade do estacionamento poder ser reorganizado.

Deixaram ainda claro que o protesto e a luta contra esta imposição da CML vai continuar e desenvolver-se.

Nesta acção dirigida por Carlos Lourenço, morador na freguesia, intervieram também Jorge Alves, vereador da CDU na CML, uma professora da Escola EB2/3 das piscinas e uma representante dos trabalhadores da CML, para alem de diversos outros moradores.

No final os Olivalenses presentes aprovaram por unanimidade uma moção a dirigir à Junta de Freguesia e à CML.

Vereadores do PCP propõem a criação do Museu Operário e da Actividade Industrial

 

Museu operario

Lisboa foi ao longo da sua história uma cidade de trabalhadores e de trabalho. Essa realidade ainda marca todo o seu território.

 

O operariado habitava e marcava a cidade com a sua cultura, o que era visível na existência das vilas operárias, das pequenas fábricas e oficinas, das colectividades que encontramos em praticamente todos os bairros, a par dos grandes aglomerados de população operária, nos quais se salientam os bairros de Alcântara e

Continuar...