PCP coloca 5 requerimentos escritos sobre o Metropolitano de Lisboa

bd pmo3As ORT do Metropolitano de Lisboa convidaram os grupos parlamentares na Assembleia da República para uma reunião sobre o funcionamento da empresa e as medidas a adoptar, no curto prazo, para alargar a oferta. Uma reunião que o Conselho de Administração, ilegalmente, proibiu, e que teve de realizar-se à porta da empresa.

Desta reunião resultaram 5 requerimentos escritos ao Governo: Sobre a Proibição de Entrada na Empresa (aqui); Sobre as deficiências dos novos horários de trabalho (aqui); sobre a necessidade de contratar mais trabalhadores (aqui); sobre a proibição de carregamento de carros eléctricos (aqui); sobre a nomeação da «nova» administração (aqui).

PCP denuncia destruição de painel de Rogério Ribeiro em Sete Rios

painer rrO PCP denunciou na Assembleia da República o estado de degradação deste Painel de Rogério Ribeiro em Sete Rios, na sequência da instalação de um supermercado na Estação de Sete Rios. O Painel foi não só semi destruído para realizar obras de acesso, como passou a merecer o tratamento que se vê.

Ler Requerimento em PDF

PCP cumpre compromisso e apresenta projecto no Parlamento sobre a expansão da Rede de Metro

Dando expressão parlamentar à luta contra a opção do governo, o PCP apresentou o projecto de resolução que se anexa, e que sinteticamente aponta três necessidades: (1) Não avançar para a construção da Linha «Circular» (2) Dar prioridade à expansão a Alcãntara e (3) Dar prioridade à expansão a Loures.

Ler Projecto de Resolução em PDF

Sala Cheia na Audição Pública da CDU sobre a Linha Circular: A luta continua!

20190205audicaolinhacircularMais de 150 pessoas participaram na Audilção Pública promovida pela CDU com o lema »A Linha Circular é uma Má Opção». Autarcas, incluindo o Presidente da Câmara Municipal de Loures, técnicos do sector, representantes dos trabalhadores, membros das Comissões de Utentes, e diveros utentes, convergiram na crítica a um projecto, que como João Ferreira sintetizou, é uma opção errada e cara, vai prejudicar os actuais utentes e impedir a concretização das expansões de rede que se impunham, nomeadamente para Alcântara e Loures. O PCP assumiu o compromisso de apresentar na Assembleia da República uma iniciativa legislativa sobre esta matéria.

A 5 de Fevereiro, Audição Pública «A Linha Circular é uma Má Opção!»

cartazete 5fev2019Enquanto o Governo continua a tentar impor o desvio de todas as verbas para a expansão do Metropolitano para o seu projecto de Linha Circular, o PCP continua a tudo fazer para alertar e mobilizar as populações, e para tentar travar esta opção, que prejudica os actuais utentes e inviabiliza outros investimentos, muito mais estratégicos, como é o caso das expansões a Alcântara e a Loures.

Ler Comunicado para Telheiras

Ler Comunicado para Odivelas

Ler Comunicado para Loures

Ler Comunicado para Zona Ocidental da Cidade de Lisboa

Acabar com o marasmo nas obras do Metro de Arroios e Areeiro

req metroarroiosareeiroUma moção da CDU sobre o arrastar das obras do Metropolitano em Arroios e no Areeiro, foi aprovada na CM Lisboa. A CDU exige não apenas a tomada de medidas para  proteger e ressarcir os comerciantes, como exige que desta vez se aprenda com os erros, nomeadamente com a realização de concursos de adjudicação tendo como único critério o preço mais baixo.

Ler Moção aprovada em PDF

Opção pela Linha Circular é errada e prejudica a expansão do Metropolitano

linhacircularnaoQue um Governo decida investir nos transportes públicos deveria ser sempre uma razão para ser saudado. Infelizmente, a opção pela Linha Circular é completamente errada, degrada a Linha Amarela, não faz crescer a oferta para a Zona Ocidental de Lisboa e Loures como se impunha, e implica investimento colossais na construção. Mas mais uma vez, falaram mais alto os valores da especulação imobiliária.

Ler Nota de Imprensa em PDF

Ainda há tempo para travar o desbaratar de recursos na Linha Circular

targeta linha circular 1218Apesar de 90% de opiniões negativas na Audição Pública, apesar dessas opiniões incluirem os técnicos mais prestigiados do sector, o projecto da Linha Circular recebeu luz verde da APA e deu-se mais um passo na concretização de uma opção errada e que prejudicará gravemente os utentes e a região.  Em comunicado à população o PCP alerta para a necessidade de fazer crescer a luta contra esta opção errada.

Ler Comunicado em PDF

Metro: falta de trabalhadores, desinvestimento, subfinanciamento, opções erradas, especulação imobiliária

planoseteriosNa sequência de uma reunião com as ORT do Metropolitano de Lisboa, o PCP tornou pública uma nota de imprensa sobre a situação na empresa onde contesta  o processo da venda dos terrenos de Sete Rios, volta a denunciar a falta de trabalhadores e o facto do governo ter voltado a violar a palavra dada não se tendo concretizada as entradas sucessivamente anunciadas, aponta para a necessidade de combater a opção de desviar o dinheiro para uma errada Linha Circular.

Ler Nota de Imprensa em PDF

Governo patrocina especulação com património do Metropolitano

metroespeculaO PCP questionou o Governo sobre um conjunto de operações especulativas que estão a ser realizadas com património do Metropolitano de Lisboa, nomeadamente a venda de 36 apartamentos a preço de saldo, e dos terrenos de Sete Rios por cerca de metade do valor pelo qual já estiveram avaliados.

Ler Requerimento em PDF