Comunicado à população do Bairro do Condado - marvila

O PCP apresentou e fez aprovar na Câmara um programa de requalificação deste Bairro. Mas nada continua a ser feito. Da mesma forma que um conjunto de intervenções municipais "de rotina" como a limpeza e desratização passam ao lado deste bairro. Só a luta pode alterar esta situação.
COMUNICADO

Á POPULAÇÃO DO BAIRRO DO CONDADO - MARVILA



O PCP vem desde há muito a reivindicar a requalificação do Bairro do Condado com a consequente recuperação das habitações e dos espaços públicos.

Nesse sentido propusemos e fizemos aprovar ainda no mandato anterior da CML um projecto que previa a demolição das pequenas Bandas, o arranjo das pracetas e zonas exteriores dos Prédios, bem como os espaços interiores comuns das Torres e particularmente dos depósitos de águas destas torres, que se encontram em rápida degradação.

Apesar de aprovadas estas propostas, por iniciativa do PCP, a CML continua a nada fazer.

Da mesma forma, a necessária limpeza do Bairro, quer a lavagem das ruas e contentores, quer a desratização e desbaratização, continuam por fazer.

Exigimos ainda que as casas desocupadas sejam recuperadas e colocadas para arrendamento, com valores compatíveis com os rendimentos da população necessitada, para quem essa habitação foi construída e que as caves, as lojas e as garagens sejam utilizadas para os fins para que foram construídos e não para habitação precária e sem condições

A Comissão de Freguesia de Marvila do Partido Comunista Português, quer deixar claro que considera inaceitável a ocupação ilegal das habitações.

No entanto, muito mais grave é que permaneçam, neste e noutros bairros da freguesia, um número significativo de casas e prédios camarários desabitados e em degradação acelerada, sem que a Câmara Municipal de Lisboa (PS/BE) e a Junta de Freguesia de Marvila (PS/PSD) tomem qualquer iniciativa para a resolução desse problema.

Tal só é possível devido à incapacidade da CML e ao desinteresse da coligação PS/PSD na Junta de Freguesia de Marvila em lutar pela concretização desses objectivos.

Numa situação em que a politica de direita do Governo PS de Sócrates, sempre contra os trabalhadores e as populações, tem aumentado o número de desempregados e diminuído drasticamente o poder de compra, é compreensível que o desespero e a revolta de quem sobrevive sem um mínimo de condições dignas, conduza a actos desesperados como são a ocupação ilegal de habitação.

O PCP na Freguesia de Marvila exige que sejam tomadas medidas urgentes na concretização destas propostas e que a recuperação do Bairro do Condado se concretize

A Constituição da República garante o direito à habitação a todos os Portugueses
Para quando o cumprimento deste Principio


A COMISSÃO DE FREGUESIA DO PCP EM MARVILA