A segurança ferroviária não pode ser objecto de poupanças!

req caixasquentesEstivemos na eminência de um acidente grave provocado por uma avaria que poderia ter sido detectada atempadamente caso as «caixas quentes» instaladas na infraestrutura continuassem operacionais. Mais uma vez, foram os trabalhadores que conseguiu detectar a tempo a avaria. Mas cabe a pergunta: porque estão desligado equipamentos importantes para a segurança ferroviária.

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Ferroviários e utentes unidos na mesma luta: Por mellhores transportes públicos!

20181003 utentestrabalhadoresferroviariosCentenas de Ferroviários e utentes da ferrovia desfilaram hoje em Lisboa sob o lema «Pôr os Comboios na Linha, para servir a população!». Denunciaram a falta de investimentos na ferrovia, disfarçada atrás de uma barragem de anúncios e promessas. Denunciaram a não contratação dos operacionais necessários a reintroduzir a fiabilidade no sistema. Exigiram go Governo mais actos em defesa do serviço público e menos promessas.

Andam a torturar os utentes da CP para os obrigarem a aceitar as privatizações!

capacascaisNo dia 5 de Agosto, foram aplicados novos cortes à oferta da CP na Linha de Sintra/Azambuja e na Linha de Cascais. Coincidindo com um fim de semana terrível com dezenas de supressões  por todo o país. Em comunicados aos utentes das Linhas de Cascais e de Azambuja/Sintra, o PCP alerta para o facto da actual situação resultar da política realizada pelos sucessivos governos - redução de trabalhadores, não renovação do material circulante, adiamento dos investimentos estratégicos - com o objectivo de degradar de tal forma a ferrovia que os utentes não resistam à transferência para a exploração capitalista dos sectores rentáveis da CP:

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Defender a Ferrovia Nacional, travar a privatização da EMEF

ferroviarios2018jul emefO governo e a administração da EMEF dão passos no sentido de uma nova tentativa de privatização de sectores da ferrovia nacional. Agora querem entregar uma parte da EMEF à multinacional suiça MSC (a quem já ofereceram a CP Carga), utilizando a figura de um Acordo Complementar de Empresa. Em comunicado aos ferroviários o PCP sublinha a falsidade dos argumentos usados pelo Governo, aponta a necessidade de, uma vez por todas, romper com a política de direita na ferrovia!

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Manutenção ferroviária: em vez de soluções,mais privatizações!

req emef jun18O Governo e a Administração da CP continuam a preparar a privatização parcial da EMEF. Uma medida que prossegue a política de destruição da ferrovia em vez de a inverter, e que para mais está a ser realizada em frontal violação da lei, nomeadamente escondendo daas ORT documentação relevante e negando-lhes os direitos ao controlo de gestão e à participação em processo de reestruturação. Questões que o PCP colocou na Assembleia da República:

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Crescentes supressões de comboios na Linha de Sintra têm causas e soluções!

cpsintraazambujaÉ crescente o calvário dos utentes da Linha de Sintra/Azambuja da CP. As supressões começam a ser sistemática, enquanto o Governo continua a debitar promessas e a adiar todas as medidas necessárias para melhorar a resposta dos transportes públicos. Usando os dados do número de supressões na semana anterior, o PCP confrontou o Gpverno na Assembleia da República exigindo que sejam adoptadas as soluções que há muito são conhecidas.

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Agente Único: Governo tem que parar de mentir e respeitar os ferroviários e os utentes

20180603 greveagenteunicoO PCP esteve ontem com os ferroviários nos piquetes de greve da justa luta que travam contra a tentativa do Governo de impor a alteração dos regulamentos de segurança para facilitar a realização de comboios com um único trabalhador a bordo. O PCP apelou ao Governo para parar de mentir, lamentando a figura do Secretário de Estado que prestou declarações públicas falando de regulamentos de 1999 quando o que está em causa são as alterações que entraram em vigor no passado dia 1 de Maio! O PCP exige que o Governo deixe de tentar manipular a opinião pública e promova as correções aos regulamentos de segurança que está a patrocinar.

Tudo para as PPP, nada para a ferrovia e a rodovia: o desastre IP!

ni ip3anosPassam hoje 3 anos sobre a entrada em funcionamento da Infraestruturas de Portugal. Em Nota de Imprensa, o PCP faz a demonstração do desastre que representou a fusão da REFER com a IP, e da necessidade imperiosa de reverter a politica neste sector. Hoje o país continua com o investimento paralisado, enquanto o governo se multiplica em propaganda e vai transferindo recursos públicos aos milhares de milhões para os grupos monopolistas.

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A segurança ferroviária não pode ser posta em causa por critérios economicistas!

ni agenteunicoNa próxima segunda-feira, 4 de Julho, os trabalhadores ferroviários realizam uma jornada de luta contra a tentativa do governo de permitir uma alteração da Regulamentação de Segurança Ferroviária guiada por critérios economicistas, que passaria a permitir a circulação de comboios (com 700 metros, milhares de toneladas ou centenas de passageiros) apenas com um trabalhador a bordo - o maquinista - aumentando o risco da operação com o único objectivo de poder reduzir o número de trabalhadores envolvidos. O PCP lamenta que o Governo, rasgando compromissos anteriormente assumidos, esteja a dar cobertura a estas alterações. O PCP expressa a sua mais firme solidariedade com os trabalhadores em luta!

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Linha de Cascais: Eléctrico Rápido NÃO É SOLUÇÃO!

comcascais elrapidoEnquanto o Governo continua a adiar as soluções para a crescente degradação da Linha Ferroviária de Cascais (modernização da infraestrutura e aquisição de material circulante novo), o lobby dos especuladores começou a defender nos jornais a solução «eléctrico rápido», que seria um desastre em termos de transportes públicos mas interessa a muita gente que não utiliza o comboio e vive exactamente da especulação e das negociatas, e que têm muito dinheiro para apresentar «gato por lebre». O PCP está a distribuir aos utentes um Alerta sobre o verdadeiro significado destas propostas.

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