Vereadores do PCP discordam da proposta aprovada para requalificação do Miradouro de Santa Catarina


miradouro santa catarinaDo ponto de vista dos Vereadores do PCP, qualquer intervenção num local sensível como o Miradouro de Santa Catarina, não pode ser encarada de forma isolada. Trata-se de um lugar inscrito num território que tem pressões várias, com problemas de segurança, acessibilidade, higiene urbana, interesses diversos e mesmo de convivência entre moradores e visitantes - como ficou bem expresso na sessão pública realizada - revelando um problema territorial, que dificilmente pode recair apenas sobre o lugar do Miradouro em si.



A proposta apresentada pela maioria mantém a ideia inicial de implementar uma vedação e proceder à limitação do uso do miradouro, situação que anteriormente contara já com a oposição dos vereadores do PCP. 

A proposta permaneceu inalterada nos aspectos que grangearam a nossa discordância, ainda que tenha decorrido durante meses um processo em que a CML não foi capaz de ouvir e não soube transformar a proposta, fazendo da discussão pública um momento processual tardio, usado apenas para legitimar uma decisão já tomada.

A proposta da vedação foi aprovada com os votos a favor dos vereadores do PS e do CDS e a abstenção dos vereadores do PSD. Curiosamente os vereadores da direita, que já se tinha manifestado contra esta solução, acabaram por permitir a aprovação da mesma.

Se outra prova da falência anunciada desta politica de vedar espaço público fosse necessária, bastaria verificar que passados 7 meses de encerramento do miradouro os problemas nesta zona da cidade persistem.  

A diferença da proposta dos Vereadores do PCP é que a nossa proposta defende a necessidade de uma visão alargada, que começa obrigatoriamente com um estudo-diagnóstico participado sobre os problemas do território de Santa Catarina, elemento fundamental para uma intervenção sustentada com vista à solução qualificada dos seus problemas.  

 

Consulte a proposta dos Vereadores do PCP

Miradouro de Santa Catarina