Tribuna Pública "Travar os Despejos, cumprir a Constituição"

Tribuna Pública - Largo IntendenteOs vereadores do PCP na CML, João Ferreira e Carlos Moura, estiveram presentes na Tribuna Pública, que se realizou no passado dia 10 no Largo do Intendente e registaram o testemunho de moradores, dirigentes de associações e comerciantes, que em virtude do novo regime de arrendamento urbano, estão na iminência de serem despejados das suas casas, sedes e negócios, sediados nesta zona da Cidade de Lisboa.

João Ferreira reafirmou a posição do PCP,

 referindo que na Cidade de Lisboa o valor de uma renda é hoje insuportável para a larga maioria das famílias e o acesso à habitação um direito cada vez mais escasso e negado. Ao mesmo tempo que os especuladores fazem disparar o preço da habitação, comprando casas, edifícios e quarteirões para venda e para reverter em alojamento local, a população da cidade de Lisboa é despejada e expulsa das suas casas e dos seus bairros.


Exige-se que, urgentemente, se faça cumprir a Constituição da República que os governos juraram cumprir, garantindo o direito à habitação como um direito constitucional fundamental. Até agora, os sucessivos governos têm feito exactamente o contrário, favorecendo a especulação imobiliária.


Aproveitou ainda para dar a conhecer, algumas das propostas já apresentadas pelos eleitos do PCP na CML -o Programa Municipal de Renda a Custos Acessíveis (PACA) - e a proposta do PCP na AR que defende a revogação da Lei dos “Despejos”, procurando assim travar imediatamente os despejos e trazer mais gente para viver na cidade.

 

Continuamos a lutar pelo direito à Cidade para Todos!