Tapada das Necessidades, privatização e destruição de um Jardim histórico

tapadamaio09 052A Tapada das Necessidades é um dos mais importantes espaços verdes de propriedade municipal em Lisboa, tem cerca de 10 hectares e remonta a 1742. Todo o arvoredo está classificado de interesse público, destacando-se algumas raridades, entre as quais a segunda mais importante colecção de cactos da Europa.

A CML aprovou hoje com os votos favoráveis do PS, PSD e abstenção do CDS, uma proposta que entrega a um privado a exploração de um jardim histórico e importante numa zona da cidade onde

Biblioteca-Museu República e Resistência encerra na próxima semana

BMRR2A Biblioteca Museu República e Resistência (BMRR) é um equipamento da Câmara Municipal de Lisboa que faz parte da Rede de Bibliotecas Municipais e que possui um acervo de documentação relevante para a preservação da memória da República e da Resistência anti-fascista.

No próximo dia 14 de Novembro, sob o pretexto de se proceder à realização de obras, a Câmara Municipal de Lisboa irá encerrar a BMRR, mantendo-se a incerteza quanto ao destino deste

Lisboa vai avaliar os impactes ambientais do Aeroporto

Aviões Ruido

A Câmara Municipal de Lisboa aprovou hoje uma proposta intitulada "Impactos do Aeroporto e da expansão aeroportuária de Lisboa", com vista à realização de um estudo sobre os impactes diversos, já hoje existentes, decorrentes da exploração do Aeroporto de Lisboa, incluindo sobre a saúde pública e o ambiente, na sequência das preocupações e propostas avançadas pelos vereadores PCP em anterior reunião de câmara.

A proposta aprovada inclui os contributos dos

Impactes ambientais do Aeroporto de Lisboa e da expansão aeroportuária Portela/Montijo

Aeroporto de LisboaSerá discutida amanhã a proposta dos vereadores do PCP que visa promover a realização de um estudo sobre os impactes diversos da exploração do Aeroporto de Lisboa - no cenário atual e no cenário previsto pelo governo de aumento do tráfego aéreo associado à solução “Portela+1”.

A existência de um Aeroporto Internacional dentro de uma cidade é dificilmente compaginável com os padrões de qualidade de vida que se desejam para a população urbana.

Para além do óbvio problema de segurança que constitui o constante sobrevoo a baixas altitudes de extensas zonas urbanas, a poluição associada a esta infraestrutura, nas suas diversas formas, constitui um fator de grave de perturbação da qualidade de vida das pessoas.

O ruído proveniente das aterragens, descolagens e sobrevoo dos aviões provoca diariamente