Boletim CDU Santo Condestável


 A CDU de Santo Condestável está a distribuir o seu Boletim de Maio, onde aborda diversos problemas da Freguesia.
CDU  da Freguesia de Santo Condestável / Lisboa

Vale a pena viver na nossa Freguesia!
 
Vivemos de facto num dos espaços mais bonitos e mais nobres da Cidade de Lisboa.

É verdade que nem tudo são rosas e que restam pontos negros a resolver. Mas a Freguesia tem muitas potencialidades. É preciso é que a Junta de Freguesia, composta por pessoas do PS e do PSD, se deixe de uma política seguidista obrigue a CML a olhar pela Freguesia e trabalhe ela própria para melhorar a qualidade de vida. A qual tem vindo a piorar. A Câmara de Lisboa parece ignorar-nos. E a Junta de Freguesia?
 
Campo de Ourique, entre outros locais, pode ser e deve ser um dos locais mais aprazíveis de Lisboa. Por que razão as coisas têm vindo a piorar de mês para mês?

Mercado de Campo de Ourique está a ser remodelado?
Comerciantes e população ignorados

Este mercado, que em 1998 foi considerado oficialmente como o “MELHOR MERCADO DE LISBOA”, está agora a ser sujeito a uma intervenção de remodelação do espaço reservado à peixaria, a qual não se questiona e certamente se justifica. Porém, por falta de informação, reina entre os comerciantes a incerteza, no que respeita à atribuição de novas bancas.
Levantam-se duas questões:
 
1. Quais os critérios para a atribuição de bancas?
 
2. E para a fixação das taxas?
 
A Junta de Freguesia devia ter nesta acção um papel determinante como pólo de ligação entre a C.M.L. e os comerciantes. Mas nunca contactou os comerciantes sobre quais as suas opiniões ou as suas dúvidas.

Iluminação Pública: Junta nada faz para melhorar...

A reestruturação da iluminação pública da Freguesia, fazia parte de um projecto que vinha a ser implementado pelo executivo camarário da Coligação. Mas foi abandonaMas do pelos executivos de Santana Lopes e Carmona Rodrigues.
 
Resultado: uma parte considerável do Bairro, de que são exemplo as Ruas Francisco Metrass e Tomás de Anunciação, mantém-se praticamente às escuras, valendo-lhes a iluminação das montras do comércio nelas existentes.
 
Pergunta-se: O que tem feito a Junta de Freguesia, perante a postura da Câmara Municipal, em relação a esta matéria?

Projecto de reconversão do Casal Ventoso

Este projecto foi abandonado após a eleição de Santana Lopes, e até hoje assim ficou. Já lá vão mais de 5 anos de gestão PSD na C.M.L. . Sobre o assunto e quando questionada a Junta de Freguesia nada nos adianta, não apresentando qualquer resposta às nossa interrogações.

Casal do Evaristo de Baixo

No espaço onde se projectavam construir 3 prédios para realojamento social, é hoje palco de lixeira e poiso de tráfico e consumo de drogas.
 
A população residente reclama desde então, junto da Câmara e Junta de Freguesia, no sentido da resolução do problema, sem resultado.
 
Até Quando?

Quinta do Loureiro/Ceuta Sul

Quando se desce a esta zona, e se fala com os moradores, logo se percebe do abando a que foram votados, contrariando o que constava no projecto de reconversão, quer no que respeita aos realojamentos, quer ao apoio social.
 
Tal como nas outras questões a Junta de Freguesia, quando questionada “Nada responde”.
 
Há necessidade urgente de proceder à limpeza e lavagem das ruas destes Bairros, com alguma frequência, caso contrário, correm-se sérios riscos de a degradação ser imparável.
 
Este procedimento deve merecer a atenção da Junta de Freguesia.

Rua Maria Pia

Foi comunicado várias vezes à Assembleia de Freguesia, que as casas na Maria Pia, que estavam para ser demolidas, correm graves riscos de ruir, contudo não se vislumbra qualquer solução neste sentido. Estão à espera de quê?

…”Estão à espera que aconteça alguma catástrofe?”...

 
 
São estes alguns dos problemas da nossa Freguesia, tantas vezes abordados pelos eleitos da CDU, nas Assembleias de Freguesia. São estas as respostas que exigimos, para bem da população da Freguesia de Santo Condestável, que quer uma Junta de Freguesia actuante, resolvendo os seus problemas, e defendendo os seus interesses junto da CML para poderemcontinuar a dizer, “vale a pena viver em Campo de Ourique”!

Por todas estas informações se vê quanto há a fazer e não é feito… Enfim… É a Junta de Freguesia que temos!

Santo Condestável merece melhor!

Escola Santo Condestável
Enriquecimento curricular

Segundo a Associação de Pais da Escola, o programa de «enriquecimento curricular» começou tarde e a más horas.
 
Mas, enfim, lá chegou... No entanto, não conseguiu dar resposta às expectativas e necessidades reveladas pelos pais e encarregados de educação. Feito o balanço no fim do 1º período lectivo, a desilusão foi geral.
 
O que se verifica é maior «vandalismo», maior falta de civismo, de segurança. Há maior desprezo pela educação das nossas crianças – como afirma a Comissão de Pais, que justifica esta apreciação com vários exemplos.