EMEL em Benfica não cria lugares de estacionamento, só o torna pago!

 

Comunicado benficaComunicado à população

 

Face aos problemas de estacionamento e mobilidade em Benfica, a Comissão de Freguesia de Benfica do PCP destaca quatro factos:


1. As recentes decisões da Junta de Freguesia de Benfica sobre a entrada da EMEL;


2. Os lugares de estacionamento existentes hoje na freguesia não são suficientes para todos os carros de quem cá reside;


3. Esta situação agrava-se quando quem trabalha na cidade e reside fora da freguesia tem a necessidade de estacionar nos já diminutos lugares existentes, para apanhar posteriormente transportes públicos para os seus locais de trabalho;


4. A entrada da EMEL não vem criar mais lugares de estacionamento na freguesia, só o vai tornar pago;

 

Assim, o PCP em Benfica considera que:


A discussão sobre estacionamento na Freguesia de Benfica não pode ser desligada da necessidade de uma política justa de mobilidade na cidade de Lisboa e na área metropolitana.


Uma política de valorização do transporte público que ofereça escolhas, alternativas ao uso do veículo particular, economicamente vantajosas e com soluções práticas para o estacionamento dos veículos que vêm de fora da cidade.


A solução para uma mobilidade e estacionamento melhor na cidade e na freguesia tem que passar por:

 

- Mais e melhores transportes públicos, com preços acessíveis e compensadores em relação ao uso do veículo particular; Políticas como a do Passe Social Intermodal alargado a toda a Área Metropolitana de Lisboa, que depois de anos de luta dos utentes e proposta do PCP, está finalmente previsto para Abril; o urgente melhoramento dos vários tipos de Transporte Público com mais veículos, mais carreiras e maior comodidade; mais investimento na infraestrutura e na sua manutenção; alargamento da cobertura de transporte público onde ele faz falta às populações, com reposição dos transportes suprimidos; Mais transportes públicos, reduz o número de carros na cidade!

 

- A construção de parques de estacionamento dissuasores nos limites da cidade, com ligação aos transportes públicos e gratuito para quem tem título de transporte válido.

 

Face à existência de escassez de lugares de estacionamento na freguesia de Benfica, a solução coerente, com o problema identificado, passa pela realização de um estudo aprofundado que aponte soluções para a criação de mais lugares de estacionamento. O PCP em Benfica rejeita quaisquer campanhas que visem iludir a população fazendo crer que pagando terão lugar garantido. Se hoje não existem lugares suficientes para quem cá reside, não vai ser pagando que os mesmos carros irão ter lugar.

 

Comissão de Freguesia de Benfica
16 de Janeiro de 2019

 

Documento em PDF