CDU Belém sobre os problemas da freguesia

A CDU de Belém editou um Comunicado à população sobre um conjunto de problemas que afectam a freguesia, desde o trânsito, à degradação das habitações e das estradas, desde os problemas de insegurança às questões da saúde.
PELA RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS DA FREGUESIA DE SANTA MARIA DE BELÉM!

Com as Eleições Intercalares para a Câmara de Lisboa em 15 de Julho, alterou-se a composição política do Executivo camarário, tendo o Partido Socialista conquistado a Presidência da Câmara.
 
A CDU manteve dois vereadores. Reafirmamos o que dissemos na Campanha, ou seja, somos uma alternativa credível e que apresenta propostas que defendem os interesses de Lisboa e dos Lisboetas. Não dizemos uma coisa hoje para defender outra amanhã.
 
Em poucas semanas de governação da Cidade o novo Presidente já mostrou trazer alguns tiques do Governo, seja em termos de autismo, seja de alguma tendência anti-democrática. Senão veja-se o seu adiamento sucessivo, e/ou recusa em aceitar, o agendamento de discussão de temas e propostas que a CDU tem apresentado.
 
Ao mesmo tempo também se esfumou a propalada “sede de justiça” do BE/Sá Fernandes, pois o seu acordo com o PS, já se traduz numa completa submissão a este partido, mandando (tal como o PS) às urtigas as promessas que tinham sido feitas na Campanha Eleitoral. Senão veja-se em tão poucas semanas as suas posições quer na Câmara quer na Assembleia Municipal, votando contra uma proposta CDU da regularização profissional de centenas de trabalhadores da Câmara, e entre tantos outros casos já votados ou em cima da mesa, como: Parque Mayer, Urbanização do Sporting, Campo de Tiro de Monsanto.
 
Em breves semanas já mostraram a verdadeira face, passando do exagerado barulho e do espalhafato inconsistente, a um comprometedor silencio mais consentâneo com as suas conveniências que não serão certamente os interesses dos Lisboetas e da sua Cidade, mas sim a continuação da política de estagnação e imobilismo que tem caracterizado a cobertura da política de direita seguida pelo PS.
 
Pela nossa parte vamos continuar a lutar e a apresentar propostas que efectivamente sirvam os interesses da população e da Cidade.

TRÂNSITO E SINALIZAÇÃO – Os Transportes e a Carris!

Em Belém, com as alterações de carreiras, percursos, paragens e horários, somos obrigados a andar a saltar de carreira em carreira, tendo que atravessar áreas da Freguesia para o transbordo, obviamente aumentando a insegurança. Curiosamente só o Sr. Presidente da Junta as aplaudiu na Assembleia de Freguesia, dizendo que eram muito boas para a Freguesia e que até melhoravam os transportes. Provavelmente porque ele não os utiliza…e defende mais depressa os interesses da Carris do que os interesses dos moradores de Belém.
 
Os moradores de Belém têm razão! Temos que nos fazer ouvir pela Carris e defender aquilo a que temos direito.

Com o Trânsito cada vez mais caótico na Freguesia, a falta de sinalização vertical e horizontal, a insegurança é cada vez maior. Faltam sinais, e alguns estão mal localizados, faltam de passadeiras de peões, em várias zonas da Freguesia e nalguns locais a necessidade da sua correcção é urgente e não se faz! Não tem havido o cuidado de atender os pedidos de sinais de estacionamento para os fregueses, condutores de automóveis com deficiência física. As situações de colisão de automóveis e de atropelamentos sucedem-se frequentemente, como tem acontecido na Rua de Pedrouços e no Largo da Memória.

HABITAÇÃO DEGRADADA – BURACOS NAS RUAS

Ao aproximar-se mais um Inverno, continuam sem solução à vista os problemas que afectam os moradores de Pedrouços. Continuam por resolver os problemas dos esgotos e dos interiores em degradação nas suas habitações. Carmona limitou-se a alindar a fachada e pouco mais. Presentemente não se vislumbra a intervenção da Câmara em relação a muitas habitações degradadas e casas devolutas.
 
Ao mesmo tempo continuam os jardins por tratar, os buracos nas ruas e nos passeios e os pilaretes mal colocados, com incómodos para pessoas com deficiência e idosos causando quedas e acidentes. Não basta o Sr. Presidente da Junta vir anunciar que trataram dos jardins e que fizeram vários metros de reparações de passeios, porque é obra que pouco se tem visto…

HÁ INSEGURANÇA NAS RUAS DE BELÉM!

Também no que concerne à segurança, apesar dos anúncios de reforço policial que a Junta vem anunciando, pouca eficácia tem havido porque, os assaltos e as situações de insegurança mantém-se praticamente ao mesmo ritmo.

SAÚDE

Na Saúde, o Governo de Sócrates/PS continua a sua senda destruidora do Serviço Nacional de Saúde, fechando Urgências, Maternidades e Centros de Saúde, e beneficiando os privados e os grandes grupos económicos. Recentemente aumentaram as Taxas Moderadoras para consultas, urgências e exames de diagnóstico nos Centros de Saúde e Hospitais prejudicando ainda mais os utentes.
 
Na nossa Freguesia está por cumprir uma velha aspiração dos moradores de Belém, que é uma extensão do Centro de Saúde de Alcântara e deixarem de ter que se deslocar a Alcântara melhorando o atendimento aos utentes, com melhores condições, mais médicos de família e horários mais compatíveis.

… E A POSIÇÃO DO PCP NA FREGUESIA

Por tudo isto a luta vai ter que continuar:
- Seja em defesa dos nossos direitos junto da Carris.
- Seja em defesa do Serviço Nacional de Saúde e por melhores condições de atendimento.
- Seja por uma melhor Qualidade de Vida na Freguesia e para os moradores de Belém. 

A CDU, com o seu eleito, tem feito propostas e defendidos os interesses da população na Assembleia de Freguesia. Apesar das respostas evasivas e pouco credíveis que são dadas pelo Sr. Presidente da Junta, iremos continuar a fazê-lo e a honrar os compromissos com os moradores de Belém, que têm direito a uma melhor Qualidade de Vida na Freguesia e a verem os seus anseios resolvidos.

OS MORADORES DE BELÉM SABEM QUE PODEM CONTAR COM A CDU!


Em conjunto com os moradores e a população continuaremos a nossa luta na Freguesia, na Câmara e Assembleia Municipal.